Dando prosseguimento ao Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, firmado no dia 09 de novembro deste ano, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE/RJ), a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1) realizaram nesta quarta-feira (06) o I Congresso de Cooperação Judiciária do Fórum do Poder Judiciário no Rio de Janeiro (FOJURJ).
Durante o congresso, foram abordados os temas “Fundamentos da cooperação judiciária e boas práticas nos tribunais” e “Coordenação de competências na recuperação judicial e nas execuções fiscais e trabalhistas. O encontro aconteceu no Auditório do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).
Representando a EMERJ, o diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, participou da mesa de abertura da reunião e destacou: “Nós não poderíamos começar esse encontro de escolas de maneira melhor. Até me sensibiliza que o primeiro congresso seja exatamente o de cooperação, o que é aquilo que nós vamos fazer. Eu desejo que hoje seja um grande evento e já fico na torcida para o curso, porque acho que esse curso é que vai ser o local de estudos e reflexões. A EMERJ estará disponibilizada o tempo todo para esta atividade”.
O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do TRF-2, frisou: “Na minha visão, o ano de 2023 é um ano histórico na trajetória dos quatro tribunais localizados no estado do Rio de Janeiro. Iniciativa inédita dentro do sistema de Justiça, devido à própria constituição do FOJURJ, e também pode ser considerado inesquecível, pois inaugura uma nova fase na trajetória das escolas na perspectiva da integração, cooperação e parceria.
O desembargador Alexandre Câmara, membro do Fórum Permanente de Processo Civil e professor emérito EMERJ, pontuou: “Eu estou absolutamente convencido de que a cooperação judiciária é o presente da atividade jurisdicional. Não é o futuro, é o presente. Quanto mais nós difundirmos a cooperação e conseguirmos criar a cultura da cooperação judiciária, mais eficiência nós traremos para a nossa atividade”.
Demais participantes
O desembargador Cesar Marques de Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1); o desembargador federal Luiz Antônio Soares, diretor-geral da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF); o desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1); a desembargadora Tatiana Carvalho da Costa, representante da Escola Judiciária Eleitoral (EJE); Sílvio Neves Baptista Filho, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE); o desembargador federal Theophilo Miguel; a juíza federal Bianca Stamato Fernandes; a juíza Ana Paula Pena Barros; a juíza do Trabalho Roberta Ferme Sivolella; e a advogada Fernanda David, mestra em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Fotos: Jenifer Santos
06 de dezembro de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)