Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral representa a EMERJ no I Congresso de Cooperação Judiciária do FOJURJ

Dando prosseguimento ao Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, firmado no dia 09 de novembro deste ano, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE/RJ), a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1) realizaram nesta quarta-feira (06) o I Congresso de Cooperação Judiciária do Fórum do Poder Judiciário no Rio de Janeiro (FOJURJ).

Durante o congresso, foram abordados os temas “Fundamentos da cooperação judiciária e boas práticas nos tribunais” e “Coordenação de competências na recuperação judicial e nas execuções fiscais e trabalhistas. O encontro aconteceu no Auditório do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Representando a EMERJ, o diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, participou da mesa de abertura da reunião e destacou: “Nós não poderíamos começar esse encontro de escolas de maneira melhor. Até me sensibiliza que o primeiro congresso seja exatamente o de cooperação, o que é aquilo que nós vamos fazer. Eu desejo que hoje seja um grande evento e já fico na torcida para o curso, porque acho que esse curso é que vai ser o local de estudos e reflexões. A EMERJ estará disponibilizada o tempo todo para esta atividade”.

O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do TRF-2, frisou: “Na minha visão, o ano de 2023 é um ano histórico na trajetória dos quatro tribunais localizados no estado do Rio de Janeiro. Iniciativa inédita dentro do sistema de Justiça, devido à própria constituição do FOJURJ, e também pode ser considerado inesquecível, pois inaugura uma nova fase na trajetória das escolas na perspectiva da integração, cooperação e parceria.

O desembargador Alexandre Câmara, membro do Fórum Permanente de Processo Civil e professor emérito EMERJ, pontuou: “Eu estou absolutamente convencido de que a cooperação judiciária é o presente da atividade jurisdicional. Não é o futuro, é o presente. Quanto mais nós difundirmos a cooperação e conseguirmos criar a cultura da cooperação judiciária, mais eficiência nós traremos para a nossa atividade”.

Demais participantes

O desembargador Cesar Marques de Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1); o desembargador federal Luiz Antônio Soares, diretor-geral da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF); o desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1); a desembargadora Tatiana Carvalho da Costa, representante da Escola Judiciária Eleitoral (EJE); Sílvio Neves Baptista Filho, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE); o desembargador federal Theophilo Miguel; a juíza federal Bianca Stamato Fernandes; a juíza Ana Paula Pena Barros; a juíza do Trabalho Roberta Ferme Sivolella; e a advogada Fernanda David, mestra em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

 

Fotos: Jenifer Santos

06 de dezembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)