Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ celebra o Dia da Justiça

O dia 08 de dezembro é de especial significado para o Judiciário brasileiro: o Dia da Justiça. A data, criada pelo Decreto-Lei nº. 8.292/1945 e referendada pelo Artigo 60 da Lei nº. 11.697/2008, é um marco para reforçar à sociedade a relevância do Poder Judiciário na vida. Também é momento de celebrar com a comunidade jurídica nacional os frutos colhidos.

O Direito surgiu na Grécia Antiga, como fruto das reflexões sobre o espírito humano e a necessidade de regular a vida em sociedade. Nasce então o conceito de Justiça, um fator de sociabilidade e integração. Para Platão, uma virtude. Para Aristóteles, o princípio de todas elas. Justiça, portanto, está relacionada à igualdade das pessoas em seus direitos, com deveres comuns. É o cerne de um acordo social que mantém a ordem. Justo é aquilo que respeita o direito do outro, é equitativo ou consensual, adequado e legítimo.

Sua representação simbólica é precisa em significado, externando seu valor máximo em que todos são iguais perante a lei. Para a mitologia grega, a deusa Têmis era a figura da justiça, lei, ordem e proteção dos oprimidos. No Monte Olimpo, sentava-se ao lado de Zeus e era aquela sempre invocada pelos que juravam dizer a verdade. Em Roma, era nomeada Justitia. Com as adaptações necessárias exigidas pela modernidade e evolução da sociedade, a deusa passou a ser acompanhada de sua balança, espada e venda, alegorias que se complementam na manifestação da Justiça. A espada simboliza a força, a ordem e a razão. A balança a equidade, o equilíbrio e a igualdade. A venda a imparcialidade e objetividade. A Justiça sem a espada é fraca. Sem a balança é irracional. Sem a venda é parcial.

A EMERJ celebra em festa este dia 08 de dezembro, homenageando o Poder Judiciário brasileiro e todos os responsáveis por fazer a Justiça ser cumprida de forma imparcial e reafirmando o compromisso histórico da Escola de formar e aperfeiçoar magistrados com excelência e disseminar o conhecimento jurídico.

Inauguração da Praça da Justiça

Nesta sexta-feira também foi realizada a cerimônia de inauguração da Praça da Justiça, em frente à sede da EMERJ. A área, na Avenida Erasmo Braga, também fica ao lado do Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e próxima ao Museu da Justiça.  

A região passou por obras de reurbanização e agora conta com jardins, bancos, ampla iluminação, dentre outros equipamentos. 

O evento teve a presença de membros do Podere Judiciário fluminense e demais autoridades do Rio de Janeiro.

 

08 de dezembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)