Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promove cerimônia de formatura da nona turma do Curso de Especialização em Direito Processual Civil

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nessa quinta-feira (07) a cerimônia de formatura da nona turma do Curso de Especialização em Direito Processual Civil (Pós-Graduação Lato Sensu). O encerramento da formação aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

Discursos

Secretária-geral da EMERJ Gabriela da Silva Rafael Carneiro, representando o diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo:

“Em nome do excelentíssimo diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, saúdo os integrantes da mesa e todos os formando da nona turma do Curso de Especialização em Direito Processual Civil da EMERJ que hoje se encerra. Agradeço por vocês terem escolhido a EMERJ na busca de novos conhecimentos, pois uma de nossas missões é justamente especializar profissionais do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade. Desde agosto do ano passado vocês confiaram na EMERJ, na qualidade do nosso curso e de nossos professores. A EMERJ se felicita muito e vemos o sacrifício dessa escolha de vocês, de estarem conosco aqui presencialmente, acreditando que teriam conhecimentos mais aprofundados e um ensino diferenciado. Desejo a todos muito sucesso e progresso em suas vidas profissionais”.

Coordenadora do curso e Paraninfa da Turma, desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira, vice-presidente do Fórum Permanente de Processo Civil da EMERJ, membra do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e mestra em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF):

“Inicialmente, apresento os meus agradecimentos à EMERJ, na pessoa da doutora Gabriela e peço que transmita ao nosso diretor-geral. Agradeço a confiança que me foi depositada para estar à frente da coordenação desse curso. Agradeço também a todos que me ajudaram a tornar esse projeto uma realidade. Feitas essas colocações iniciais, agora sim me dirijo a vocês, queridos alunos. Eu não podia começar essa minha fala sem apresentar a essa turma tão especial, e a cada um de vocês, os meus mais sinceros agradecimentos por estarem aqui, por permanecerem aqui, por a gente ter chegado até aqui. Essa turma, que me deu a oportunidade de ser coordenadora do projeto de pós-graduação em Processo Civil da EMERJ, ficará para sempre marcada nas minhas memórias. Vocês marcaram, a EMERJ. Uma turma colaborativa, atenta, participativa e, sobretudo, uma turma coesa e gentil. É muito difícil formar uma turma assim e vocês preencheram todos esses requisitos. Recebi com uma enorme felicidade a indicação de ser a paraninfa de vocês. Minha função agora, que vocês chegam com extremo merecimento e destaque ao dia de hoje, o dia da formatura, é de continuar fazendo o papel de madrinha. Acompanhar a trajetória de cada um, naquilo que vocês precisarem. Tenho certeza que o que construímos ao longo do curso é apenas o início de uma jornada coroadíssima na carreira e na vida de vocês. Os conhecimentos que compartilhamos, debates que travamos, as trocas de ideias, certamente trouxe a cada um de vocês e a cada um que teve a honra de ter sido professor dessa turma, criaram ferramentas que eu tenho certeza serão utilizadas em prol de uma construção de uma nova era do Direito Processual. Acompanhei cada um de vocês desde o início e sou testemunha de como vocês cresceram nas avaliações, na redação, no pensamento crítico, em estar aberto pra uma alteração de ideia, em reforço argumentativo. Esses alunos saem hoje desse auditório engrandecidos, não só como profissionais, mas como pessoas. Tenho certeza também que vocês agora estão mais preparados para ganhar o mundo e são vocês a nova geração de processualistas. Com certeza, sei que ainda vamos ouvir e falar muito de vocês, ler sobre vocês, porque vocês têm capacidade de pegar tudo que construímos e aplicar na vida real. De efetivar na vida real as mudanças que o Direito Processual vem trazendo. Aplicar e dar efetividade a um ambiente profissional e acadêmico mais justo, mais plural, mais cooperativo e mais humano. Espero poder continuar a trocar ideias e ideais com cada um. Meus parabéns e muito obrigada”.

Patrono da Turma, desembargador Ricardo Alberto Pereira, membro do Fórum Permanente de Processo Civil, do IBDP e do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC), professor das pós-graduações da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e formador pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM):

“Permito-me saudar todos os magistrados aqui, na presença da paraninfa da turma, desembargadora Natacha. Uma saudação especial à secretária-geral Gabriela, aqui representando todo o quadro de funcionários, servidores, colaboradores da Escola da Magistratura, porque não se faz um curso só com o corpo docente e discente. Vocês são a EMERJ. A EMERJ é uma escola, mas não adianta ter professor, ter aluno, se não temos um quadro de colaboradores tão comprometidos. Vocês concluíram o curso de pós-graduação e agora são especialistas. É o título que vocês fizeram justo por receber. A pós da EMERJ não é para qualquer um, é para quem tem dedicação. É pra quem toda terça e quinta-feira, pelo menos, abria mão de estar com seu marido, com sua esposa, seu filho, sua namorada, seu pai ou sua mãe. Abria mão de estar em casa descansando. Mas por quê? Porque isso aqui é a Escola da Magistratura. Nós não queremos dar um título de especialista, queremos formar especialistas, que é o que vocês são hoje, especialistas em Processo Civil. Quando a Natacha estava aqui dizendo sobre a evolução de vocês, eu me lembrei do início do curso e fomos vendo uma crescente em vocês até chegarmos aqui. Mas vocês não terminaram a jornada. Vocês ainda têm que pensar no mestrado, doutorado, pós-doutorado e sempre buscar se aperfeiçoar. Por quê? Porque nós, todos nós aqui, escolhemos uma ciência que muda a todo momento. O Direito tem que acompanhar a evolução do homem. O Direito de 100 anos atrás não nos serve hoje. E o Direito de hoje não nos servirá daqui 40, 50 anos. Quem escolhe fazer Direito, escolhe trabalhar para a sociedade, para a defesa da sociedade. E essa é a escolha de vocês e nós precisamos de uma técnica. É essa técnica que vocês estão pegando. E é como um diamante. Vocês a pegam de uma maneira grossa, como se fosse uma pedra rude, e vão lapidando”.

Demais homenagens

O juiz Guilherme Rodrigues de Andrade e os advogados Alexandre Martins Flexa e Sylvia Drummond foram os docentes homenageados pelos formandos.

 

Fotos: Maicon Souza

07 de dezembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)