Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Curso “Direito Previdenciário (RGPS) Pós EC n°.103/2019” está com inscrições abertas

Com 40 vagas disponíveis, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o curso de formação continuada “Direito Previdenciário (RGPS) Pós EC n°.103/2019”, com início previsto para o dia 27 de maio.

O curso será realizado via plataforma Moodle e é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Serão ao todo 20 horas-aulas, com encontros nos dias 23 e 26 de fevereiro, das 09 às 13h e das 14h às 18h. O período de inscrições estará aberto até o dia 21 de fevereiro.

O curso será realizado via plataformas Moodle e Zoom e é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Serão ao todo 20 horas-aulas, com encontros síncronos nos dias 03,10 e 17 de junho, das 09h às 10h. O período de inscrições estará aberto até o dia 22 de maio.

Coordenação e tutoria

A coordenação e tutoria da formação será do juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Marcelo Leonardo Tavares, coordenador de Direito Previdenciário da EMERJ, professor associado de Direito Previdenciário da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-doutor em Direito Público pela Université Lyon III e em Direito Previdenciário pela Université de Bordeaux. A juíza federal do TRF-2 Caroline Somesom Tauk, juíza auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF), membra da Comissão de Direito da Propriedade Industrial e Intelectual e Direito Econômico da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) e mestra em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também será tutora do curso.

Objetivo

Ao final da formação, o magistrado estará apto a bem decidir sobre questões relacionadas a benefícios previdenciários do RGPS, acidentários ou não, de forma mais ágil e de acordo com os princípios de funcionamento da Justiça 4.0.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Aposentadorias programadas - estrutura previdenciária brasileira”; “Aposentadorias programadas após a EC 103/2019”; “Benefícios por incapacidade - auxílio por incapacidade temporária”; “Auxílio acidente”; “Aposentadoria por incapacidade permanente”; “Pensão por morte - regras de concessão de pensão por morte”; e “Acumulação de pensão com outra pensão ou com aposentadoria”.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://site.emerj.jus.br/cursos/5

 

19 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)