No dia 07 de maio, às 10h, o Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverá a reunião “A Bioética nas Decisões Judiciais”.
O encontro, realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Social (NUPEBIOS), acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
A abertura do evento será conduzida pela presidente do Fórum, juíza de Direito de Entrância Especial Substituta de Segundo Grau Maria Aglaé Tedesco Villardo, doutora em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBios), em associação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Palestrante
O neurologista Alexandre da Silva Costa, coordenador das Comissões de Bioética dos hospitais da UFRJ, diretor do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ e doutor em Filosofia pela UFRJ, será o palestrante do encontro.
O tema
Saiba mais sobre o tema da reunião no artigo “Decisões judiciais no campo da biotecnociência: a bioética como fonte de legitimação”, de autoria da juíza Maria Aglaé Tedesco Villardo, publicado na Revista de Bioética e Direito.
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8475
19 de abril de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)