Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Curso de Extensão “Criminologia” está com inscrições abertas

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro abriu inscrições para o novo Curso de Extensão “Criminologia”. A formação, que terá início no dia 07 de agosto, é destinada aos magistrados, profissionais do Direito, advogados, serventuários da Justiça e estudantes.

Serão 40 horas-aulas de carga horária, com encontros sempre síncronos via plataforma Zoom, às quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. O período de inscrições estará aberto até o dia 05 de agosto ou preenchimento total das vagas disponibilizadas.

Coordenação

A coordenação do curso será de Luciano Filizola da Silva, professor de Direito Penal e Criminologia da EMERJ e doutor em Direitos Fundamentais pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).

Objetivo

Atualização e aprimoramento dos profissionais do Direito e outras áreas.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Conceito de Criminologia”; “Evolução dos Sistemas Punitivos”; “Positivismo Criminológico”; “Escola de Chicago e a Teoria Ecológica”; “Teoria da Anomia”; “Teoria da Associação Diferencial e os Crimes de Colarinho Branco”; “Teorias subculturais e a Delinquência Juvenil”; “Criminologia do Conflito e o Crime como Fato Político”; “Teoria do Etiquetamento e a Seletividade do Sistema Penal”; “Criminologia Crítica e a Resistência Latino-Americana”; “Políticas Criminais Repressivas: Abolicionismo e Garantismo Penal”; “Teorias da Pena”; “Política Criminal de Drogas”; “Sistema Carcerário: Mídia e Populismo Penal”; “Vitimologia e a Nova Criminologia”; “Criminologia Cultural”; “Criminologia e Psicologia”; e “Estudos sobre a Violência”.

Corpo docente

Além do coordenador do curso, professor Luciano Filizola da Silva, compõem o corpo docente da formação: Christiano Falk Fragoso, professor adjunto de Direito Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Fernanda Prates Fraga, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) e doutora em Criminologia pela Universidade de Montreal; Gisela França da Costa, professora de Direito Penal da EMERJ e doutora em Direito pela Uerj; o delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Orlando Zaccone, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e Roberta Duboc Pedrinha, professora adjunta de Criminologia e Direito na UFF e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PGDC/UFF), pós-doutora em Direito Penal pela Uerj, doutora Sociologia pela Uerj e especialista em Pesquisa Criminológica: teoria e prática social pela Universidad de La Habana.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de frequência nas aulas. Por se tratar de curso de curta duração, não haverá abono de faltas, sob qualquer hipótese.

Inscrição

https://emerj.tjrj.jus.br/curso/9/225

 

26 de abril de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)