Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso “Honorários advocatícios, despesas processuais, gratuidade e sensações processuais: Atualidade”

Ícone que representa audiodescrição

Estão abertas, até o dia 29 de maio, as inscrições para o curso de formação continuada “Honorários advocatícios, despesas processuais, gratuidade e sensações processuais: Atualidade” da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O programa tem 40 vagas disponíveis e início previsto para o dia 3 de junho. Serão ao todo 20 horas-aulas, com encontros síncronos nos dias 7, 14 e 21 de junho, da 17h às 18h30.

O curso é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). 

Coordenação e tutoria

A coordenação da formação será do desembargador Humberto Dalla Bernardina de Pinho. A advogada Daniela Muniz Bezerra de Melo ficará a cargo da tutoria do programa.

Objetivo

Ao concluir a formação proposta, o magistrado estará apto a fixar honorários advocatícios de sucumbência, além de avaliar a responsabilidade pelas demais despesas processuais e os casos de gratuidade de justiça, levando em consideração as orientações e precedentes dos tribunais superiores. Além disso, estará apto a exigir de todos os sujeitos do processo a observância de seus aspectos éticos, aplicando as medidas sancionatórias, coercitivas ou indutivas adequadas.

Ementa

Os temas que compõe a ementa do curso são: Honorários advocatícios de sucumbência; Fato gerador dos honorários, critérios e parâmetros, sob a ótica da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça; Honorários advocatícios quando a fazenda pública é parte: o que diz a jurisprudência; Fixação de honorários no julgamento de recursos e na execução; Despesas processuais; Gratuidade de justiça; Custos do processo e litigância responsável; Sanções processuais; Deveres das partes e dos procuradores; Boa-fé e cooperação; Litigância de má-fé e atos atentatórios à dignidade da justiça; Sanções premiais.

Docentes 

Além do coordenador, o corpo docente é composto pela desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira; pela presidente da Associação Brasileira Elas no Processo (ABEP), Renata Cortez Vieira Peixoto; pelo defensor público do Estado do Rio de Janeiro, José Roberto Sotero de Mello Porto; e pelos advogados Marcelo Leite da Silva Mazzola e Fredie Souza Didier Junior.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJRJ: https://site.emerj.jus.br/cursosmagistrados/abertos

 

24 de abril de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)