Nesta terça-feira (14), o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, representou a Escola e participou da mesa de palestras do J20, reunião dos chefes das Supremas Cortes e Cortes Constitucionais dos países membros do G20, presidido pelo Brasil em 2024.
O encontro, organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e sediado no Plenário Ministro Waldemar Zveiter do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), faz parte da agenda de atividades antes da Cúpula que reunirá chefes de Estado e Governo em novembro, também no Rio de Janeiro. A abertura da reunião ficou a cargo do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
J20
O J20 tem como principal objetivo fomentar a troca de ideias e iniciativas sobre temas jurídicos contemporâneos de relevância, estabelecendo um fórum global para órgãos de jurisdição constitucional. Além disso, busca promover projetos de cooperação multilateral e bilateral.
O evento, sediado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu nos dias 13 e 14 de maio e contou com a mediação do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ.
Dentre os pontos abordados durante o encontro estão pautas como “A promoção da cidadania e da inclusão social pelo Poder Judiciário”, “Contencioso climático e desenvolvimento sustentável” e “Transformação digital e utilização da tecnologia para aumentar a eficiência judicial”, apresentada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ.
O desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor associado de Direito Civil da Uerj, também esteve presente durante o primeiro dia de evento.
Fotos: Jenifer Santos
14 de maio de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)