Nesta segunda-feira (20), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou o evento “Roda de conversa – Caminhos da Magistratura: os desafios da preparação para a prova da magistratura” com os juízes Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Isabela Pinheiro Guimarães, aprovada no último Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro e ex-aluna da EMERJ.
O encontro aconteceu presencialmente no Salão dos Magistrados da Biblioteca do TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira (Rua Dom Manuel, 37, Lâmina III – Térreo). O evento teve a presença de alunos e ex-alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ e do Curso Preparatório para Ingresso na EMERJ (PREMERJ), além do público externo.
A reunião abordou toda a jornada vivida pelos magistrados na preparação para a carreira, junto da importância da EMERJ em todo o percurso, promovendo estímulo e incentivo por meio de uma troca de experiências com os alunos que enfrentarão essa etapa.
“O contato [entre alunos e magistrados] já existe, mas o objetivo do nosso encontro é fortalecer, de uma forma informal, esse diálogo com os alunos e aqueles que sonham em seguir a carreira da magistratura. É um caminho difícil, mas que vale a pena”, destacou o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes.
A juíza Isabela Pinheiro Guimarães frisou: “É uma oportunidade muito legal poder ter essa troca. Depois que saí da faculdade, mergulhei na EMERJ de cabeça. Fiz cursos, provas, turmas preparatórias... mas um espaço como esse é fundamental. Os alunos têm, nas aulas, a oportunidade de tirar suas dúvidas jurídicas relativas às disciplinas, mas muitas vezes não há esse diálogo mais pessoal sobre a carreira e seus desafios. Muitas vezes me vi nadando sem ver a outra borda, sem saber o momento de chegada. Um espaço como esse é justamente uma forma de possibilitar esse diálogo e essa troca com os que buscam esse sonho”.
Fotos: Jenifer Santos
20 de maio de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)