A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) está concorrendo ao 21º Prêmio Innovare. A EMERJ disputa na categoria “Tribunal”, na área de “Capacitação”, com a iniciativa de criação do App Web EMERJ Magistrados.
Nesta terça-feira (09), o diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, recebeu a representante da empresa de consultoria contratada pelo Instituto Innovare, Rapahela Lima, para visita e apresentação do App EMERJ Magistrados.
Além do diretor-geral, estiveram representando a Escola na reunião: a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) Patsy Schlesinger e o funcionário do DEAMA Anderson Guedes de Oliveira; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação (DETEC) Fernanda Santos; a assessora de Gestão Estratégica Paula Fernanda Mello Lage de Souza; a diretora do Departamento de Comunicação Institucional (DECOM) Denise Doria Werneck; e Andréa Poggio Contardo da Fonseca, representando a secretária-geral da EMERJ Gabriela da Silva Rafael Carneiro.
O aplicativo disponibiliza aos magistrados diversas ferramentas, facilitando o acesso e a comunicação. Dentre as opções, há a possibilidade de consultar os cursos de aperfeiçoamento com inscrições abertas, o saldo de horas adquirido com as formações, acesso ao ambiente virtual, ao fale conosco e o espaço “Minha Biblioteca”, que fornece toda legislação pátria, além de grandes obras de utilização diária de magistrados.
O App Web EMERJ Magistrados também é uma ferramenta valiosa para a carreira da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. No dia 10 de junho de 2024, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aprovou a Resolução OE Nº 18/2024, que regulamenta e estabelece procedimentos para a movimentação funcional de magistrados, dentre elas o aumento de 10 para 25 pontos da pontuação em cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela EMERJ.
Com isso, a iniciativa do aplicativo se tornou de ainda maior importância para a carreira dos magistrados, possibilitando ciência, comunicação e agilidade na inscrição e participação nas formações da Escola.
Prêmio Innovare
“O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.
Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.
Seu Conselho Superior é composto por associações representativas de grande prestígio no mundo jurídico: Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Advocacia Geral da União (AGU), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), o Ministro Carlos Ayres Britto, com o apoio do Grupo Globo.
Desde 2004, já passaram pela comissão julgadora do Innovare mais de sete mil práticas, vindas de todos os estados do país. Elas são a prova de que a nossa justiça passa por uma 'revolução silenciosa'.
Sem dúvida, ainda são muitos e gravíssimos os problemas que precisam ser enfrentados pelo Judiciário brasileiro. No entanto, um observador atento identifica o consistente crescimento das iniciativas que buscam a efetividade da prestação jurisdicional. Se sempre foi reconhecida a capacidade técnica de nossos magistrados, agora já florescem também qualidades antes desconhecidas no Judiciário, como a aptidão para a gestão e o planejamento.
Pouco a pouco, essas iniciativas vão mudando a cara da Justiça e estimulando novas iniciativas, num ciclo virtuoso em que todos ganham. Este ano, o Innovare chegou à sua décima oitava edição, confirmando seus propósitos de fomento à Justiça brasileira, inclusive com a participação da sociedade civil.
Após a premiação, o Innovare tem como objetivo divulgar essa “revolução silenciosa” da justiça brasileira e apresentar seus protagonistas: magistrados, promotores, defensores públicos e advogados que dão o melhor de seu conhecimento e de sua energia para tornar o Brasil um país melhor”.
Saiba mais sobre o Prêmio Innovare clicando aqui.
Fotos: Jenifer Santos
9 de julho de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)