A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 29 de julho, às 16h, a cerimônia de inauguração do retrato do desembargador Carlos Santos de Oliveira, presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da EMERJ, na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.
A celebração acontecerá presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Haverá transmissão para o público externo pelo canal oficial da EMERJ no Youtube.
Abertura
A abertura da solenidade será realizada pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
Desembargador Carlos Santos de Oliveira
Nascido em São João de Meriti, Carlos Santos Oliveira tem 66 anos. Formou-se em Direito pela UGF em 1981. Em 2002, concluiu o mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Iniciou na carreira como defensor público na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) em 1985. Ingressou na magistratura por concurso em 1990, no estado de Minas Gerais. Em 1991, também por concurso, ingressou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Foi promovido a desembargador em 2006.
Atualmente, é membro da 2ª Câmara de Direito Privado do TJRJ, presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da EMERJ, diretor do Centro de Estudos e Debates do TJRJ (CEDES-TJRJ) e professor de Direito Civil da EMERJ e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Também já foi membro do Órgão Especial do TJRJ nos biênios 2014/2015 (suplente) e 2021/2022 (titular), presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em 2019 e vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-RJ em 2018.
É autor de diversas obras, com destaque para suas publicações sobre Direito Civil e Direito dos Contratos.
18 de julho de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)