Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Curso de Especialização Judiciária - módulo 1: Direito Comparado”, promovido pelo Fojurj, está com inscrições abertas

Ícone que representa audiodescrição

Em continuidade ao Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica firmado em novembro de 2023, entre a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE/RJ), a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1), o Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj) anunciou a abertura das inscrições para o “Curso de Especialização Judiciária - módulo 1: Direito Comparado”, que terá início no dia 9 de agosto.

O curso será realizado de forma online, via plataformas Zoom e Moodle e é destinado a magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Serão ao todo 40 horas-aulas, com encontros entre os dias 9 de agosto e 23 de setembro, das 9h às 12h, as segundas-feiras e das 13h30 às 16h30, as sextas-feiras.

Objetivo

Apresentar conceitos do Direito Comparado e identificar os seus possíveis usos e desafios, demonstrando como ajudam a conhecer outros modelos normativos e outras soluções para problemas que são compartilhados por diferentes nações, além de promover uma reflexão crítica e aprofundada sobre o funcionamento do direito nacional, seus institutos e teorias do direito. E estudar o Direito Comparado ressaltando seu interesse no mundo contemporâneo em que as linhas dos grandes sistemas de direito e teorias do direito proeminentes se entrelaçam. Há um destaque para os contextos relacionados às Famílias Jurídicas Romano-Germânica e do Common Law e a modelos de processos decisórios nelas predominantes.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Conceitos, objeto, função e interesse atual do Direito Comparado”; “Lentes comparativas e etnocentrismo”; “Origens e importância do direito comparado”; “Matéria-prima da comparação no direito: sistemas, institutos jurídicos e critérios de classificação”; “Questões centrais da disciplina e suas técnicas”; “Métodos de comparação e problemas concretos”; “Visões concorrentes e disputas sobre conceitos e princípios”; “Direito Comparado e ramos do Direito expressando universos normativos que integram história, cultura e instituições”; “Aplicações práticas e exemplos”.

Docente

O doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e professor do mestrado e do doutorado em Direito da Unesa, Denis de Castro Halis, professor externo da Faculdade de Direito da Universidade de Copenhagen (Dinamarca) e ex-professor da Faculdade de Direito da Universidade de Macau (China), será o docente da formação.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam frequência mínima de 75% no curso e participem qualitativamente das atividades presenciais e nos fóruns propostos pelos docentes.

Inscrição

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Fojurj e Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica

A EMERJ, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), têm realizado diversas ações para atender plenamente à Resolução nº. 350/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes e procedimentos sobre a cooperação judiciária nacional entre os órgãos do Poder Judiciário e outras instituições e entidades.

Grandes exemplos de tais iniciativas foram a criação do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj), em agosto do ano passado, entre o TJRJ, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), e da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, em novembro, entre a EMERJ, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE/RJ), a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1).

 

2 de agosto de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)