A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 23 de agosto, às 17h, a cerimônia de inauguração do retrato do advogado Fredie Souza Didier Junior na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.
A celebração acontecerá presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Haverá transmissão para o público externo pelo canal oficial da EMERJ no Youtube.
Abertura
A abertura da solenidade será realizada pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
Fredie Souza Didier Junior
Nascido em Salvador, Bahia, em 13 de setembro de 1974, o advogado Fredie Souza Didier Junior tem 49 anos. Formou-se em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é mestre em Direito também pela UFBA e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa.
É diretor-geral da Faculdade Baiana de Direito, professor honorário da Universidade Continental do Peru, professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da UFBA, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), professor visitante da Pontifícia Universidade Católica do Peru, professor colaborador dos Programas de Pós-graduação em Direito (PPDG) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
É membro de diversos institutos e associações, tais como: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); Instituto dos Advogados da Bahia (IAB-BA); Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJBA); Academia de Letras da Bahia (ALB); Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Instituto Ibero-americano de Direito Processual (IIDP); International Association of Procedural Law (IAPL); Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro); Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP); da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC); da Assembleia das Obras Sociais de Irmã Dulce; e da Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista. Também é membro honorário do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC).
Além disso, foi conselheiro estadual e conselheiro federal suplente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, e coordenador da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados responsável pela revisão do projeto de novo Código de Processo Civil brasileiro (Lei n. 13.105/2015).
Referência em Direito Processual Civil no Brasil, Fredie Souza Didier Junior publicou mais de 50 livros e possui mais de uma centena de artigos publicados em periódicos científicos e livros no Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Peru e França. Dentre suas obras de maior destaque está o “Curso de Direito Processual Civil”, dividido em 5 volumes.
06 de agosto de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)