Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ manifesta profundo pesar pelo falecimento do ministro Waldemar Zveiter

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) manifesta profundo pesar pelo falecimento, aos 92 anos, do ministro Waldemar Zveiter, neste sábado (3). 

Sua trajetória dedicada à Justiça e ao Direito deixa um legado valioso para a comunidade jurídica e para o Brasil. Desempenhou importantes funções, sendo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Waldemar Zveiter graduou-se em Direito na Faculdade de Direito de Niterói, em 1957. Em 1965, ocupou o cargo de Procurador-Geral da Prefeitura de Niterói. Entre 1973 e 1976, liderou a OAB-RJ. Em 1980, integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) como jurista, sendo reconduzido em 1982.

Em 1983, foi empossado desembargador do TJRJ. De 1985 a 1989, presidiu a 7ª Câmara Cível do Tribunal e foi membro do Conselho da Magistratura, no biênio 1987/1988.

Em 18 de maio de 1989, assumiu o cargo de ministro do STJ, onde permaneceu até 2001.

Além disso, foi membro efetivo e do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Waldemar Zveiter é pai do desembargador Luiz Zveiter, atual decano do TJRJ e presidente do Tribunal no biênio 2009-2010. 

A atuação do ministro Waldemar Zveiter no âmbito jurídico foi marcada por sua competência, ética e compromisso com a justiça e em outubro de 2023, o plenário do TJRJ foi nomeado em sua homenagem.

O velório será realizado neste domingo (4), às 12h, no Cemitério Israelita do Caju, localizado na Zona Portuária. O sepultamento está previsto para ocorrer às 13h.

3 de agosto de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)