Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ participa de lançamento de livro da Renejum

Ícone que representa audiodescrição

O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, e a diretora da Divisão de Apoio Pedagógico (DIAPE), Simone Cuber Araújo Pinto, participaram, nessa terça-feira (06), do lançamento do livro “Caminhos para a Educação Judicial Brasileira”, da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).

O evento aconteceu no auditório da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em Brasília.

A obra, organizada pelo excelentíssimo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, diretor-geral da ENFAM, conta com 20 capítulos, dentre eles “Os princípios pedagógicos e as boas práticas da formação de magistrados da EMERJ”, de autoria do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, Simone Cuber Araújo Pinto e da diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) Patsy Schlesinger.

O secretário-geral da Enfam, Rodrigo Gonçalves de Souza, apresentou o livro e a importância da ação realizada pela Renejum, e a secretária de Gestão Acadêmica e Formação, Júlia Maurmann Ximenes, ressaltou a relevância da obra para a educação judicial no Brasil.

A produção estará disponível em breve no site da Enfam.

Caminhos para a Educação Judicial Brasileira

“A obra reflete a articulação entre as escolas brasileiras no compartilhamento de boas práticas e experiências educacionais.

Dentre os capítulos estão artigos escritos pela Enfam, pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e pelas escolas judiciais e da magistratura brasileiras, como a EMERJ, que compartilharam os principais desafios no ensino da magistratura atualmente, como o impacto da pandemia na educação a distância e os seus desafios pós-pandemia; a judicialização nos casos envolvendo pessoas com transtorno do espectro autista; e a formação continuada de magistradas e magistrados numa perspectiva humana, ética e integrada à realidade social”.

Fonte: Enfam

Renejum

Lançada em março de 2023, a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura tem como propósito cardinal possibilitar a aprendizagem e inovação mútua. A inciativa foi concebida a partir da necessidade de ampliação do alinhamento e da integração entre os normativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a formação e o aperfeiçoamento das magistraturas federais e estaduais do país. Saiba mais clicando aqui.

 

07 de agosto de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)