Nesta segunda-feira (25), após receber 127 votos, foi eleito o novo Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) para o biênio 2025/2026: o desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, atual vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola e magistrado supervisor de Tecnologia da Informação da EMERJ.
Após a eleição, o 13° Diretor-Geral da história da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, destacou: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os desembargadores que confiaram no meu nome para dirigir a EMERJ nos próximos dois anos. A ideia é termos seis eixos temáticos importantes para o desenvolvimento da Escola. O primeiro deles é a questão dos cursos preparatórios, que merecem toda a atenção, pois é dali que saem os futuros magistrados. Em seguida, temos o curso de formação e de aperfeiçoamento, que visa à melhoria da qualidade da prestação jurisdicional, pois, tanto na formação inicial quanto no aperfeiçoamento dos magistrados, conseguimos entregar à sociedade juízes mais preocupados com os problemas mais relevantes que enfrentamos hoje no julgamento. Os Fóruns Permanentes são excelentes oportunidades para trazermos à sociedade e à própria Escola uma troca de experiências com outras universidades e personalidades, além dos professores da própria EMERJ. Os Núcleos de Pesquisa também merecem toda a atenção, pois são dentro deles que oferecemos à sociedade trabalhos mais completos, que podem ajudar no desenvolvimento da magistratura. E, por fim, a Biblioteca José Carlos Barbosa Moreira, Biblioteca TJERJ/EMERJ, é um espaço que deve sempre merecer uma atenção especial da EMERJ. E é isso que pretendemos realizar no próximo biênio”.
E finalizou: “Para mim, essa eleição é o coroamento de um trabalho que venho realizando na Escola há, pelo menos, 32 anos. Estou em sala de aula na EMERJ desde a época em que o desembargador Cláudio Vianna de Lima era diretor-geral da Escola. Uma das coisas que mais desejei na magistratura, além de todas as atividades próprias de juiz, foi a oportunidade de dirigir a Escola, que é o espaço de formação e aperfeiçoamento dos juízes e desembargadores”.
Trajetória do novo Diretor-Geral da EMERJ
Cláudio Luís Braga Dell'Orto, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), iniciou sua carreira no Judiciário em 1991 e tornou-se desembargador em 2009. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1983, foi aprovado em diversos concursos relevantes, incluindo os de advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Reconhecido no meio acadêmico, o desembargador Cláudio Luís Braga Dell'Orto é mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes e tornou-se professor concursado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O magistrado também ocupou diversas funções de destaque, incluindo a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e a condição de membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde exerceu as funções de corregedor e presidente. Atualmente, preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA) do TJRJ.
Na EMERJ, o desembargador Cláudio Luís Braga Dell'Orto é vice-presidente do Conselho Consultivo, coordenador e professor da disciplina de Direito Digital, além de atuar como magistrado supervisor de Tecnologia da Informação.
Resultado das eleições para o biênio 2025/2026
Além da eleição do 13º Diretor-Geral da história da EMERJ, o Tribunal Pleno do TJRJ elegeu, por aclamação, o desembargador Ricardo Couto de Castro, membro do Conselho Consultivo da EMERJ, como presidente do TJRJ para o biênio 2025/2026. Também foram eleitos os três vice-presidentes da Corte, que serão, respectivamente os desembargadores: Suely Lopes Magalhães, Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes e Heleno Ribeiro Pereira Nunes. Também foi eleito como corregedor geral da Justiça o diretor administrativo da EMERJ, desembargador Claudio Brandão de Oliveira. O atual diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, foi eleito suplente do Órgão Especial pela vaga da Ordem dos Advogados do Brasil.
Fotos: Jenifer Santos
25 de novembro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)