Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto é eleito o 13° Diretor-Geral da história da EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

Nesta segunda-feira (25), após receber 127 votos, foi eleito o novo Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) para o biênio 2025/2026: o desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, atual vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola e magistrado supervisor de Tecnologia da Informação da EMERJ.

Após a eleição, o 13° Diretor-Geral da história da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, destacou: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os desembargadores que confiaram no meu nome para dirigir a EMERJ nos próximos dois anos. A ideia é termos seis eixos temáticos importantes para o desenvolvimento da Escola. O primeiro deles é a questão dos cursos preparatórios, que merecem toda a atenção, pois é dali que saem os futuros magistrados. Em seguida, temos o curso de formação e de aperfeiçoamento, que visa à melhoria da qualidade da prestação jurisdicional, pois, tanto na formação inicial quanto no aperfeiçoamento dos magistrados, conseguimos entregar à sociedade juízes mais preocupados com os problemas mais relevantes que enfrentamos hoje no julgamento. Os Fóruns Permanentes são excelentes oportunidades para trazermos à sociedade e à própria Escola uma troca de experiências com outras universidades e personalidades, além dos professores da própria EMERJ. Os Núcleos de Pesquisa também merecem toda a atenção, pois são dentro deles que oferecemos à sociedade trabalhos mais completos, que podem ajudar no desenvolvimento da magistratura. E, por fim, a Biblioteca José Carlos Barbosa Moreira, Biblioteca TJERJ/EMERJ, é um espaço que deve sempre merecer uma atenção especial da EMERJ. E é isso que pretendemos realizar no próximo biênio”.

E finalizou: “Para mim, essa eleição é o coroamento de um trabalho que venho realizando na Escola há, pelo menos, 32 anos. Estou em sala de aula na EMERJ desde a época em que o desembargador Cláudio Vianna de Lima era diretor-geral da Escola. Uma das coisas que mais desejei na magistratura, além de todas as atividades próprias de juiz, foi a oportunidade de dirigir a Escola, que é o espaço de formação e aperfeiçoamento dos juízes e desembargadores”.

Trajetória do novo Diretor-Geral da EMERJ

Cláudio Luís Braga Dell'Orto, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), iniciou sua carreira no Judiciário em 1991 e tornou-se desembargador em 2009. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1983, foi aprovado em diversos concursos relevantes, incluindo os de advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Reconhecido no meio acadêmico, o desembargador Cláudio Luís Braga Dell'Orto é mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes e tornou-se professor concursado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O magistrado também ocupou diversas funções de destaque, incluindo a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e a condição de membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde exerceu as funções de corregedor e presidente. Atualmente, preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA) do TJRJ.

Na EMERJ, o desembargador Cláudio Luís Braga Dell'Orto é vice-presidente do Conselho Consultivo, coordenador e professor da disciplina de Direito Digital, além de atuar como magistrado supervisor de Tecnologia da Informação.

Resultado das eleições para o biênio 2025/2026

Além da eleição do 13º Diretor-Geral da história da EMERJ, o Tribunal Pleno do TJRJ elegeu, por aclamação, o desembargador Ricardo Couto de Castro, membro do Conselho Consultivo da EMERJ, como presidente do TJRJ para o biênio 2025/2026. Também foram eleitos os três vice-presidentes da Corte, que serão, respectivamente os desembargadores: Suely Lopes Magalhães, Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes e Heleno Ribeiro Pereira Nunes. Também foi eleito como corregedor geral da Justiça o diretor administrativo da EMERJ, desembargador Claudio Brandão de Oliveira. O atual diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, foi eleito suplente do Órgão Especial pela vaga da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Fotos: Jenifer Santos

25 de novembro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)