No dia 27 de março, o Fórum Permanente de História do Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverá, às 10h, o evento “Platão: Justiça, Constituição e República”.
O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
A abertura da reunião ficará a cargo do presidente do Fórum, desembargador Carlos Gustavo Direito, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM) e doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Palestrantes
Os palestrantes serão: o professor titular de Filosofia Antiga do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UNB), ex-presidente da International Plato Society, Gabriele Cornelli, doutor em Filosofia Antiga pela Universida de São Paulo (USP), a professora associada do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Luisa Buarque, doutora em Filosofia pela UFRJ, a professora adjunta de História da Filosofia Antiga do CCNH/UFABC, Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis, doutora em Filosofia pela USP, o diretor do departamento de Filosofia da PUC-Rio, Renato Matoso Brandão, doutor em Filosofia Antiga pela PUC-Rio.
O tema
“Para Platão, ética e justiça caminham juntas, sendo a única forma de se construir uma cidade ideal, o único caminho para atingi-las é implantar uma educação que conduz os cidadãos à compreensão de si e do seu papel no contexto social, e da coletividade, onde não existem pessoas mais importantes do que outras e sim, onde todas são peças essenciais para o funcionamento da engrenagem.
Porém o pensamento individualista, que foi e é até hoje, o grande tumor na sociedade antiga, moderna e contemporânea, não deixou a pólis atingir sua perfeição, pois os indivíduos não ficaram unidos em torno da unidade denominada Estado.
Apesar da obra em questão ser datada de mais de dois mil anos, verifica-se que as discussões propostas na mesma são atuais na constituição social do nosso país, através do exemplo que é o cidadão ético e justo que constitui a sociedade tal como é; e a mudança emergente e necessária só ocorrerá através de uma educação filosófica. Platão já apresentou o conceito à humanidade, deve-se apenas colocá-lo em prática”.
Fonte: JusBrasil
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8595
10 de dezembro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)