Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ recebe visita institucional da delegação do Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola (CSMJ)

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu, nesta quinta-feira (17), a delegação do Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola (CSMJ). A recepção foi conduzida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, e teve como objetivo principal a apresentação da estrutura da EMERJ.

A comitiva do CSMJ presenteou a EMERJ com um livro que retrata a o Tribunal Supremo da Angola, a Constituição angolana e o Código do Penal do país, que entrou em vigor em 2021. Ao presentear a instituição, o secretário executivo da CSMJ, juiz Manuel Victor Assuílo declarou: “Nós tínhamos um Código Penal de 1888, passados mais de 100 anos só agora é que Angola aprovou um Código Penal genuíno do povo angolano. Como queremos seguir as pegadas o Brasil, reformou-se e adaptou-se internamente criando coisas suas e sui generis.

Em seguida, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, deu as boas-vindas aos magistrados angolanos e ressaltou: “Espero que os nossos cursos sejam muito úteis e possam contribuir para esse processo democrático na República de Angola.”

Durante a reunião, foram apresentados aspectos relacionados à organização administrativa, à gestão pedagógica e às práticas inovadoras da Escola. Após, os magistrados angolanos, que participam de um intercâmbio técnico no Brasil, conheceram as instalações da EMERJ e a Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira.

A visita dos magistrados angolanos à EMERJ faz parte do acordo de cooperação firmado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o CSMJ, por meio do qual se estabeleceu um plano de ações conjuntas para o fortalecimento institucional, bem como a promoção da formação judicial de magistradas e magistrados daquele país.

Além do diretor-geral da EMERJ, participaram do encontro: os magistrados de Angola, Manuel Assuílo e Correa Bartolomeu; o membro do grupo de trabalho designado para desenvolver o plano de execução do acordo de cooperação com o CSMJ, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) Sílvio Neves Baptista Filho; o secretário executivo da Enfam, juiz Leonardo Peter da Silva; a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam, juíza Mariana Camargo Rocha; o secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA), Patsy Schlesinger; a diretora do Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais (LIPPI), Ana Cristina Willemann; e o chefe de gabinete da EMERJ, André Teixeira.

 

Fotos: Jenifer Santos

17 de julho de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)