Nesta segunda-feira (15), em celebração ao Dia da Justiça, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-RJ) promoveram o espetáculo teatral O Valor da Justiça. O texto da peça é de Benjamin Santos. Para escrever esse texto, Benjamin foi buscar inspiração no Rei Salomão e na mitologia Grega.
O diretor do espetáculo, Ginaldo de Souza, afirmou: “Vai lembrar a todos que, há milhares de anos, a justiça percorre a humanidade desde sua própria criação. Está nos livros sagrados de tantas religiões como está nos códigos dos mais diversos povos. Mesmo os povos sem caligrafia possuem a realidade dos conceitos de Direito e justiça. Decidida por homens ou mulheres, a justiça está sempre disponível para a sabedoria de cada um. Assim aconteceu com o Rei Salomão, dos primeiros povos, que associou a justiça à sua sabedoria. Nesse texto sobre a justiça, buscamos saber quem são esses heróis que se dispuseram a estudar e entender o poder Judiciário como forma de democracia para uma consciência social. Todas as pessoas são livres e iguais perante a lei, as relações sociais são estabelecidas por vários mecanismos – legislativo e judiciário.”
A juíza do TJRJ Elizabeth Louro fez parte do elenco da peça, que teve também participações dos atores Stepan Nercessian, David Pinheiro e Jalusa Barcellos. O evento ainda teve apresentações do cantor Mombaça e do Coral Amigos do TJRJ.
O evento, aberto ao público, foi realizado na Praça da Justiça, em frente à sede da EMERJ, na Rua Dom Manuel, nº 25, Centro do Rio.


Clique aqui para acessar as fotos do evento.
Fotos: Diego Antunes
15 de dezembro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)