O Laboratório de Inovação, Pesquisa e Parcerias Institucionais (LIPPI) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) divulgou, nesta terça-feira (13), o resultado da avaliação Qualis CAPES periódicos, referente ao quadriênio 2021–2024.
Os periódicos científicos da EMERJ obtiveram expressivo avanço na nova classificação: Revista Direito em Movimento, que tem como editora-chefe a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, passou do estrato B3 para A3, e a Revista da EMERJ, que tem como editor-chefe o Dr. Antonio Aurélio Abi Ramia, passou do estrato B4 para A4.
O resultado de elevada relevância acadêmica e institucional reflete o fortalecimento da política editorial da EMERJ, o aprimoramento contínuo dos processos científicos, editoriais e de avaliação por pares, bem como o compromisso da Escola com a produção e a difusão de conhecimento jurídico qualificado.
Esse avanço no Qualis CAPES contribui diretamente para o aumento da credibilidade acadêmica da EMERJ e atração de pesquisadores(as) e autores(as) de excelência, assim como amplifica o impacto científico das publicações e fortalece a imagem institucional da Escola no cenário nacional da pesquisa jurídica.
O Qualis Capes é o sistema responsável pela classificação da produção científica de programas de pós-graduação brasileiros, referente a artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
O LIPPI, dirigido por Ana Cristina Willemann, editora e publica as revistas científicas da EMERJ (Direito em Movimento e Revista da EMERJ) e fomenta a inovação por meio de pesquisas e análises realizadas pelos núcleos de pesquisa vinculados ao Observatório Bryant Garth sendo responsável pela busca de instituições para celebração de acordos de cooperação técnica e acadêmica na área de formação e aperfeiçoamento de magistrados e gerindo os acordos celebrados.
13 de janeiro de 2026
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)