Na última sexta-feira (17), o jurista e professor Jonas Gentil foi recebido pela diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, durante reunião sobre parcerias acadêmicas entre a Escola e o Poder Judiciário dos países africanos de idioma português. O encontro também teve a participação da secretária-geral da EMERJ, Luiza Alves de Castro; do chefe de gabinete da diretora-geral, André Luiz Teixeira dos Santos; e do diretor do Departamento de Comunicação Institucional da EMERJ, Francisco Budal.
Na reunião, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia apontou que uma futura parceria com os países africanos lusófonos poderá englobar não só a participação virtual dos magistrados africanos em cursos on-line organizados pelo Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados - DEAMA, como também a participação presencial no Curso de Formação Inicial juntamente com os novos juízes fluminenses.
“Este acordo tem uma importância magna para a realidade dos juízes africanos que precisam se deslocar para o estrangeiro para obter a formação como magistrados. Outro grande benefício seria permitir que o Brasil fosse uma grande referência na nossa formação, tendo em vista a qualidade dos cursos ofertados aos juízes da EMERJ”, destacou Jonas Gentil.
Outra iniciativa que começou a ser articulada para o ano de 2022, são visitas técnicas às Cortes Judiciais da África lusófona, que têm por objetivo organizar a Escola para o grande evento internacional de Direito Comparado sobre as Constituições de todos os países lusófonos, em outubro, mês de aniversário da Constituição Federal do Brasil.
O jurista e professor Jonas Gentil
Nascido em São Tomé e Príncipe, saiu do país aos sete anos de idade, passando por Angola e depois por Portugal, país onde morou grande parte da sua vida e concluiu sua formação acadêmica. Jonas Gentil é pesquisador da Universidade Nova de Lisboa (UNL) desde 2004. Foi juiz conselheiro do Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe e também é professor da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e da Universidade Lusíada.
Em 2018, ministrou aulas de Direito Constitucional São Tomense na Universidade Federal Fluminense (UFF) e, em junho deste ano de 2021, foi professor do Curso em EaD “Desenhos Constitucionais – Direito Constitucional Comparado” durante o processo de Formação Continuada para Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ. Também participou de vários encontros com universidades e órgãos do Poder Judiciário brasileiros.
Medalha do Mérito EMERJ
No dia 16 de dezembro, o jurista Jonas Gentil foi congratulado no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim com a medalha do Mérito EMERJ pela contribuição como professor na formação dos magistrados fluminenses.
21 de dezembro de 2021
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)