Nesta quinta-feira (12), as conselheiras consultivas da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadoras Adriana Ramos de Mello e Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira e a juíza Katia Cilene da Hora Machado Bugarim, representaram a EMERJ no LXII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) em São Luís, no Maranhão.
Durante o evento realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), as conselheiras entregaram a Medalha do Fundador ao presidente do COPEDEM e diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), desembargador Marco Villas Boas.
A Medalha do Fundador, instituída na gestão do diretor-geral da Escola, desembargador Cláudio dell’Orto, reconhece a notável contribuição de todos os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e diretores-gerais da EMERJ, que prestaram seus serviços públicos desde a fundação da Escola, há 37 anos, celebrados no último dia 8 de dezembro.
A insígnia traz estampada, em sua face principal, a efígie do primeiro diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Vianna de Lima. Visionário e pioneiro, ele foi o idealizador do preâmbulo de uma instituição de ensino de alto desempenho na formação inicial e continuada de magistrados.
A programação do evento do COPEDEM 2026 vai até sexta-feira (13) e inclui reuniões e atividades voltadas ao debate de temas comuns às escolas da magistratura, com foco na qualificação das ações institucionais e no fortalecimento da formação judicial nos estados.
O encontro conta com a participação de representantes das escolas estaduais da magistratura e de instituições parceiras, possibilitando o compartilhamento de práticas formativas, experiências de gestão acadêmica e iniciativas relacionadas à atuação das escolas judiciais.
Fotos: Ribamar Pinheiro
12 de fevereiro de 2026
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)