Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promove segundo dia do webinar sobre os 80 anos de vigência da legislação penal brasileira

O Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, na última sexta-feira, dia 25, o segundo dia do webinar “80 Anos de Vigência da Legislação Penal Brasileira: Código Penal, Código de Processo Penal e Lei das Contravenções Penais”, via plataformas Zoom e YouTube. Houve tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O presidente do Fórum, desembargador Paulo Lanzillotta Baldez, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), abriu o evento e apresentou os palestrantes. O vice-presidente do Fórum, desembargador Sérgio de Souza Verani, conduziu o encontro.

Palestras

Participaram do segundo dia de evento como palestrantes o presidente do Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais, juiz André Luiz Nicolitt, doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, e o professor Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, doutor em Direito Penal e Criminologia pela Università Degli Studi di Roma La Sapieza. A desembargadora Simone Schreiber, doutora em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi a mediadora.

“Quando olhamos o cenário que temos, de uma legislação com 80 anos, percebemos que é algo cujas raízes fincam naquela ideia escravagista e racista que sempre imperou na legislação brasileira”, pontuou o juiz André Nicolitt.

O professor Jacinto Miranda chamou a atenção: “É uma grande chance de repensar e debatermos sobre os 80 anos de vigência da legislação. Nós precisamos ter a cabeça no lugar, pensar seriamente e ter consciência de que precisamos superar essa legislação, não por ter esses anos e estar ‘velha’, e sim por ela ter um modelo criminal impraticável para uma sociedade democrática como a nossa”.

Transmissão

Para assistir à transmissão completa do encontro, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=JnblMhkTNBc

 

28 de março de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM) 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.