Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Módulos II e III do curso de extensão “Propriedade Intelectual” terão início em outubro

“Proteções extravagantes” e “Medidas judiciais” compõem os módulos II e III, respectivamente, do curso de extensão “Propriedade Intelectual” da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em conjunto com a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).

Com carga horária de 30h, o segundo módulo terá início no dia 03 de outubro e o terceiro módulo, com carga horária de 40h, terá início no dia 04 de novembro. Todas as aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, pela plataforma Zoom.

Certificado para prova de título

Ao final curso, os alunos receberão um certificado de conclusão que será válido como título para a prova de títulos do concurso público para o ingresso na magistratura do estado do Rio de Janeiro.

Coordenação

Os integrantes da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, membro nato e ex-presidente da Associação, e Renata Lisboa, membra do conselho diretor, serão os coordenadores dessa formação.

Aula Inaugural

No dia 03 de outubro, a aula inaugural será aberta pelos coordenadores do curso: o ex-presidente do ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, e pela membra do Conselho Diretor da ABPI, Renata Lisboa.

Os palestrantes serão: José Graça Aranha, representante especial da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI); Maristela Basso, árbitra brasileira do Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul e docente da Academia da OMPI; Marlon Maldonado Narvéz, professor da Universidad Santo Tomás, da Colômbia; e Paula Forgioni, membra do Conselho e ex-presidente de Câmara de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Itália (CAMITAL) e do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC).

Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

ABPI é uma entidade sem fins lucrativos que difunde o conhecimento e discute a importância da propriedade intelectual no Brasil e no mundo. Atuando como guardiã da propriedade intelectual, com credibilidade e reputação, está sempre na vanguarda de debates acadêmicos e jurídicos sobre o tema.

O curso

curso foi construído a partir de conteúdos especialmente desenvolvidos para tratar dos temas mais relevantes, atuais e inovadores sobre propriedade intelectual, dentre eles: “Marcas - da aquisição ao alto renome”, “A proteção jurídica das criações industriais”, “Questionamentos dos títulos de propriedade industrial no judiciário”, “Modalidades contratuais dos objetos de propriedade intelectual”, “Infração à ordem econômica e o CADE” e “Ações judiciais envolvendo Direito de Autor”; que serão proferidos por um corpo docente altamente qualificado de ministros, desembargadores, juízes e renomados juristas.

"A propriedade intelectual está muito ligada à inovação. A busca do mundo por inovação se reflete na questão das patentes. O Brasil acabou de aprovar a tecnologia 5G para os aparelhos celulares, e isso envolve as questões de patentes. Existem discussões, hoje, nos tribunais a respeito das patentes do 5G​, essas discussões são focadas na propriedade intelectual", explicou o membro nato da ABPI Luiz Montaury Pimenta.

O objetivo principal é que, ao final dos módulos, o aluno seja capaz de identificar os ativos de propriedade intelectual, os direitos que permeiam a sua proteção e as medidas judiciais cabíveis para defesa.

À vista disso, o participante só terá direito ao certificado como título para concurso público comprovada 80% de frequência e obtiver mais de 80% de aproveitamento em prova objetiva, que será aplicada ao final de cada módulo. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma virtual até uma semana após o término do curso.

Inscrições

Para o segundo módulo, as inscrições estão abertas até o dia 03 de outubro e para o terceiro módulo, até 04 de novembro ou até o preenchimento das vagas, sendo destinadas a todos os profissionais e operadores do sistema de Justiça, serventuários, estudantes e ao público em geral.

Para inscrições no Módulo II,  CLIQUE AQUI 

Para inscrições no módulo III, CLIQUE AQUI

 

21 de setembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)