Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Presidente do IBDFAM participará de encontro na EMERJ sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do CNJ

No dia 29 de novembro, às 10h, o Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), vai promover o debate sobre “Acesso à Justiça e assimetria de gênero – protocolo CNJ, avanços e perspectivas” presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

O presidente do Fórum, desembargador Carlos Santos de Oliveira, mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fará a abertura do evento que terá transmissão via plataformas Zoom e Youtube.

Palestrantes

O presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio de Janeiro (IBDFAM/RJ), Luiz Cláudio Guimarães, advogado especializado em Direito das Famílias e Sucessões, e a advogada especializada em Direito das Famílias, Ana Beatriz Bicalho, presidente da Comissão de Gênero e Violência Doméstica e coordenadora do Grupo de Estudos Transdisciplinar da CGV, ambos do IBDFAM/RJ, serão os palestrantes do encontro.

Acesso à Justiça e assimetria de gênero – protocolo CNJ, avanços e perspectivas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Recomendação 128/2022 para que os órgãos do Poder Judiciário adotem o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. A medida faz parte dos esforços do CNJ para o alcance da igualdade de gênero, preconizada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, elaborado e aprovado pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria CNJ nº 27/2021, também pretende colaborar com a implementação das políticas estabelecidas pelas Resoluções CNJ que tratam do enfrentamento à violência contra as mulheres e do incentivo à participação feminina no Poder Judiciário.

Demais participantes

Também estarão presentes a juíza Marcia Correia Holanda, membra do Fórum e coordenadora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e a promotora Andrea Amin, membra do Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões da EMERJ.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8249

 

03 de novembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)