Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ reestrutura sua organização administrativa e institucional

Sob a gestão de desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), empossada como diretora-geral em fevereiro de 2021, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) passou por uma renovação e reestruturou-se ao criar novos departamentos, assessorias e serviços.

Dirigidos por doutores, mestres, especialistas e pesquisadores, os setores dialogam para a manutenção da excelência da Escola, ao cumprir sua missão de formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade.

Secretaria-Geral (SECGE) 

A secretaria-geral, dirigida pela servidora Luiza Alves de Castro, mestra em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é uma unidade integradora de alunos, professores, servidores, colaboradores e estagiários da Escola.

O setor é responsável pela gestão dos contratos da EMERJ; pelas declarações aos professores e alunos; pelas deliberações acerca da situação acadêmica dos alunos, tais como reabertura, trancamento e cancelamento de matrícula; pela concessão de bolsas de estudo; pelas mudanças de turno; pelo planejamento e execução do concurso de seleção para ingresso no Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ; e possui em seu organograma o Serviço de Revisão de Texto (SERET).

Gabinete da Diretora-Geral (GBEMERJ)

Chefiado pelo servidor Andre Luiz Teixeira dos Santos, o gabinete tem como suas principais atividades a triagem e o tratamento das correspondências encaminhadas à diretoria-geral; a elaboração de documentos oficiais, memorandos, ofícios, portarias e avisos; apoio à diretora-geral nas reuniões presenciais e híbridas. Além da assessoria direta à diretora-geral em eventos, também operacionaliza os projetos e eventos junto às demais unidades da EMERJ e à alta administração do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) 

Dirigido pela pesquisadora Rafaela Selem Moreira, doutora em Sociologia e Direito pela UFF, o departamento funciona com três eixos formativos: a formação inicial de magistrados, com aproximadamente quatro meses de aulas; vitaliciamento, com dois anos de cursos específicos para os novos juízes; e a formação continuada, tudo de acordo com as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e com as normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Departamento de Ensino (DENSE)

O DENSE congrega três divisões: Divisão Acadêmica (DIACD), Biblioteca (BIBLIO) e Divisão de Apoio ao Ensino (DIENS). E seis serviços: Serviço de Secretaria Acadêmica (SEADE), Serviço de Apoio Pedagógico (SEAPE), Serviço de Cursos (SECOS), Serviço de Monografia (SEMON), Serviço de Secretaria de Estágio (SEEST) e Serviço de Apoio Didático (SEPDI).

Sob a direção da advogada Ana Paula Teixeira Delgado, doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), o departamento é responsável pelo Curso de Especialização em Direito Público e Privado, pelos cursos livres e pelo PREMERJ  – curso preparatório para o processo seletivo da EMERJ.

Em 2021 e 2022, foram promovidos quatro concursos para seleção e ingresso na EMERJ.

Assessoria de Gestão Estratégica (ASGET) 

Coordenado pela assessora de Gestão Estratégica, Paula Fernanda Mello Lage de Souza, MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF, o setor coordena o planejamento, bem como as atividades técnicas e administrativas da Escola.

No dia a dia, assessora a diretoria-geral da EMERJ na definição de políticas, estratégias e metas de gestão e mantém as ações das unidades em sintonia com os objetivos e as diretrizes estratégicas, estabelecidas pela Comissão de Gestão Estratégica e Planejamento (COGEP) e pela ENFAM. Também funciona como unidade orientadora das atividades do Sistema de Gestão da Qualidade da EMERJ.

Departamento de Administração (DEADM) 

Responsável por gerir os recursos financeiros, humanos e de infraestrutura da Escola, o departamento é dirigido pela servidora Andréa Andrade de Souza e Silva.

Em seu organograma, o DEADM congrega duas divisões e seis serviços: Divisão de Finanças (DIFIN) e Divisão de Licitações e Contratos (DILIC); Serviço de Gestão de Recursos e Arrecadação (SERRI), Serviço Contábil (SEBIL), Serviço de Cotação (SECOT), Serviço de Compras (SECOM), Serviço de Almoxarifado (SEALM) e o Serviço de Logística (SELOG).

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM) 

O departamento, dirigido pelo servidor Francisco Budal, especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Candido Mendes (UCM), tem importância estratégica para a Escola na elaboração, atualização, promoção e divulgação de sua imagem tanto para o seu público interno – magistrados, professores, pesquisadores, alunos, servidores, colaboradores, estagiários – quanto para o seu público externo – Poder Judiciário, comunidade jurídica, mundo acadêmico e a sociedade em geral.

Nele, foram criadas três vertentes de trabalho, dividas em comunicação interna, comunicação externa e mídias sociais.

Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar (DEDES) 

O setor tem o objetivo de expandir o conhecimento jurídico e humanístico, com vistas ao aperfeiçoamento da comunidade jurídica e da sociedade em geral, através dos cursos de extensão, dos cursos de especialização nas áreas do Direito – pós-graduação lato sensu – e seus Fóruns Permanentes. É dirigido pela servidora Elina Bussade dos Santos.

Os 40 Fóruns ofereceram 270 eventos on-line, híbridos e presenciais, com cerca de 98 mil participantes, com todos os temas de interesse dos operadores do sistema de justiça debatidos por magistrados, mestres, doutores e especialistas de diferentes áreas.

Departamento de Tecnologia da Informação (DETEC)  

Responsável pela tecnologia na EMERJ, o departamento é dirigido pelo servidor Alexandre Nascimento de Souza, especialista em Gerenciamento de Projetos pela Project Management Institute (PMI). Em seu organograma, congrega a Divisão de Design Gráfico (DIDEG) e o Setor de Áudio e Vídeo.

Em 2021, o departamento lançou o novo site da Escola, que estava há dois anos sem atualizações. O portal passou por mudanças na navegabilidade, o que aprimorou a experiência do usuário, seja para futuros, atuais e antigos alunos, para magistrados e para a sociedade em geral.

Assessoria Acadêmica de Publicações e Pesquisas (ASPUP)

Dirigido pela servidora Ana Cristina Willemann, mestra em Direito Público e Evolução Social pela Unesa, a assessoria coordena os trabalhos do Observatório de Pesquisas Bryant Garth, que reúne os Núcleos de Pesquisa da EMERJ. O setor também atua adequando as revistas da EMERJ aos critérios científicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essa adequação dá mais visibilidade aos trabalhos e propicia a estruturação de um mestrado profissional na Escola.  

 

20 de dezembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)