A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) manifesta profundo pesar pela morte, aos 83 anos, do juiz aposentado, professor, doutrinador e escritor Paulo Nader, ocorrida nesta quinta-feira (12).
Na Escola, o magistrado participou de debates com temas como “Transdisciplinaridade no conhecimento jurídico” e “Os Princípios Humanísticos e a Interpretação do Direito” e publicou artigos jurídicos na Revista da EMERJ.
Paulo Nader
Natural de Minas Gerais, Paulo Nader se formou em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da qual viria a ser diretor e professor emérito. Desde 2008, ocupava a cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e era considerado um dos mais importantes autores da literatura jurídica nacional. Entre suas obras literárias, estão “Introdução ao Estudo do Direito”, “Filosofia do Direito” e “Curso de Direito Civil”.
Em entrevista para o portal jurídico “Investidura” em 2008, Paulo Nader disse: “Penso que ensinar é despertar a capacidade de problematização do acadêmico. Então, o professor tem de explorar o potencial de raciocínio dos alunos e não ser um mero repetidor de ciência”.
12 de janeiro de 2023