Com 180 novos alunos do primeiro período, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) deu início às aulas do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, nesta segunda-feira (23).
Em nível de pós-graduação lato sensu, a formação tem o objetivo de aprimorar o raciocínio e o conhecimento jurídico de bacharéis em Direito.
Primeiro dia de aula
Alexandre Strauss Vasques Essinger, aluno da turma CP I-B, sonha em ser juiz: “Eu tenho alguns amigos que estudam aqui, e o feedback que eles deram foi muito positivo. Eu espero que os próximos três anos sejam de muito aprendizado e um ótimo preparatório para concurso”.
Recém-formada em Direito, Vitoria Bechara, aluna do CP I-A, destacou: “Quando você termina a faculdade parece que você não sabe muita coisa, muitas informações foram jogadas e, às vezes, é um pouco complicado ter um norte. Então, eu acho que vou lapidar mais isso, acho que vou sair uma profissional melhor e mais completa.”
Experiência na EMERJ
A aluna do CP V-B Yohanne de Barros Costa Ferreira de Paula relatou como tem sido importante estudar na EMERJ: “Eu sempre tive o sonho, desde a minha graduação, de cursar a EMERJ. Sempre que eu passava pelo Tribunal para fazer estágio, eu via a Escola, e sempre soube que seria um lugar de referência que me prepararia muito bem, tanto profissionalmente quanto para os concursos. Desde que entrei tenho gostado muito, acho que é um lugar em que você aprende coisas que nenhum outro lugar vai te ensinar, porque aqui nós temos aula de técnica de sentença, aula com juízes, tem estágio, tem projetos de pesquisa. Ao mesmo tempo que a Escola te exige muito, você aprende também muito. Eu acho que nenhuma outra escola aqui no Rio, nenhuma outra pós-graduação seria tão completa quanto essa”.
“A EMERJ tem me ajudado principalmente na advocacia, eu tenho sentido muita diferença, pois tenho mais segurança para exercer a minha profissão”, ressaltou Thamyres Silva Melo, aluna do CP II-A.
Conselho para os novos alunos
“Estude” é o conselho que todos os estudantes do quinto semestre do Curso de Especialização em Direito Público e Privado dão para os novos alunos.
Carolina Arca Peixoto, do CP V-A, pontuou: “Estude muito, pois vale a pena. A EMERJ é uma ferramenta a mais no caminho que nós escolhemos seguir profissionalmente. Se você fizer o que a EMERJ propõe, estudar antes dos casos concretos, você irá bem”.
“Eu diria aos novos alunos que eles precisam se planejar muito, principalmente os horários, ter um cronograma tanto para dar conta das tarefas do curso quanto para o concurso público; como tem prova quase toda semana, eu recomendaria não acumular matéria; sempre ir para aula prestando atenção e anotando as coisas; e, de preferência, estudar por questões por meio de doutrinas, jurisprudências e dos livros em si”, aconselhou Yohanne de Paula.
De modo semelhante, o aluno do CP V-B Bento Benzi Costa acrescentou: “Não desista, persista. É difícil, mas vale a pena”.
O curso
Com carga horária superior a 1.700 horas-aula, o curso é oferecido em seis semestres, que abordam de forma abrangente tanto o Direito Público quanto o Direito Privado. São três turmas novas (A, B e C) em cada semestre.
Além das disciplinas exigidas no Concurso da Magistratura Estadual, integram o conteúdo programático da Escola módulos como “Direito Previdenciário”, “Português Jurídico”, “Técnica de Sentença”, “Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior”, sempre com enfoques atuais do estudo do Direito, dentre os quais a utilização de casos concretos como método de ensino.
Fotos: Jenifer Santos
23 de janeiro de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)