Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Será mais um sucesso de gastronomia no centro da cidade do Rio”, comemora diretora-geral da EMERJ durante entrega das novas instalações do Bistrô-Escola

Nessa segunda-feira (30), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) entregou as novas instalações do Bistrô-Escola, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ). A data de inauguração para o público será divulgada em breve.

Instalações

A diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito na Área de Especialização de Acesso à Justiça pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), ressaltou a importância do espaço: “Estamos finalizando uma meta da minha gestão, que foi justamente reabrir um espaço de alimentação para os nossos alunos, professores e colaboradores. Essa parceria com o Senac é muito interessante, e vem na mesma linha da parceria que foi feita no restaurante do Tribunal [de Justiça do Rio de Janeiro]”.

“O Senac é um locus de formação de profissionais, então, certamente, será mais um sucesso de gastronomia no centro da cidade do Rio de Janeiro”, comemorou a diretora-geral.

“Ficamos muito felizes em poder inaugurar aqui, porque é a aproximação do mundo jurídico com o mundo acadêmico e porque aqui se faz a prática profissional dos nossos alunos, trazendo comida de qualidade, mostrando o que o Senac sabe fazer, que é a gastronomia de qualidade. Ter um ambiente deste aqui é fantástico”, disse o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro.

E finalizou: “Gostaria de agradecer a desembargadora Cristina Gaulia e toda a equipe da EMERJ, que foram incansáveis para que esse processo acontecesse”.

Bistrô-Escola EMERJ

“Nós temos, em todos os nossos restaurantes-escola, o compromisso de atender bem o cliente, oferecer um serviço de qualidade na área de gastronomia, como também ser um ambiente de treinamento para os nossos alunos. Tem a equipe fixa dos restaurantes, mas nós recebemos os alunos dos cursos de qualificação profissional, os alunos do curso de cozinheiro, de confeiteiro, de garçom, de chef executivo de cozinha, que fazem a prática nos restaurantes-escola”, ressalta Adriana Simões, gerente dos restaurantes-escola, formada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em Hotelaria pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).

“O compromisso do Senac é não só com a formação profissional para o setor de gastronomia, como também ofertar para a sociedade como um todo um serviço de qualidade da área de gastronomia. Nós do Senac, também como uma instituição de ensino, temos sempre um olhar carinhoso com os alunos na formação deles, então acho que essa parceria vem somar duas instituições de ensino oferecendo o que pode ser melhor para os nossos alunos”, frisa Adriana Simões.

Além de oferecer opções de almoço e lanche para alunos, professores, servidores, colaboradores e visitantes da EMERJ, o espaço será mais um ambiente de ​prática profissional para alunos dos cursos de Gastronomia do Senac.

Com o sonho de continuar o ofício de seus familiares, Rafael Paiva, aluno do curso de Gastronomia do Senac, quer se tornar chef de cozinha: “Desde pequeno soube, acho que já veio do sangue, meu avô é chef [de cozinha], minha família sempre gostou de cozinhar. Desde de pequenininho eu sempre falava ‘Mãe quero cozinhar’, e brincava de fazer bolo. Gostava de ver minha mãe cozinhar, fazer bolo e outras comidas para mim. Criei paixão. Comecei profissionalmente fazendo cursos e aos pouquinhos, quando começou a pandemia, engatei de vez”. Ele revela qual é sua ambição para o futuro: “Eu pretendo virar um grande chef e abrir meu restaurante”.

O espaço tem cerca de 26 lugares e irá oferecer, além de prato sugestão do dia, lanches, refeições rápidas, sobremesas, café e bebidas não alcoólicas no horário de 9h30 às 20h30. 

 

Fotos: Jenifer Santos e Maicon Souza

31 de janeiro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)