Nesta semana, alunos do ensino médio do Centro Educacional Pericar realizaram uma visita à Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Na ocasião, o juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, coordenador do Juristur, a juíza Rosana Albuquerque França, 2ª secretária da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), e a bibliotecária Marisa Aparecida Bittencourt Ibraim foram os responsáveis por guiar os estudantes.
A iniciativa da Amaerj, o Juristur — Conhecendo o Judiciário”, visa a contribuição para a formação de estudantes, oferecendo a eles a chance de vivenciar de perto o ambiente do Fórum, assim como compreender o funcionamento e a organização dos órgãos que compõem o Poder Judiciário do estado.
“Eu tenho vontade cursar Direito e quero ser promotor público. Vir até aqui fez aflorar ainda mais esse sonho, e já consigo me imaginar estudando aqui [na biblioteca]”, relatou o estudante Arthur Nunes.
Sobre a visitação, a aluna Raíssa Ximenes contou: “Eu achei bem interessante entrar e ver essa enorme quantidade de livros”. Apesar de escolher um curso diferente do Direito, a estudante disse que virá à Biblioteca para poder estudar e aproveitar o espaço: “Eu até perguntei se [a biblioteca] é aberta ao público, porque eu com certeza vou vir”.
A diretora administrativa da escola, Eliana de Souza, destacou a importância da visita: “Hoje em dia os alunos não estão muito voltados aos livros, são muitas pesquisas feitas em redes sociais e no Google. Achei muito importante, porque essa visita aguçou em alguns estudantes a vontade de vir à biblioteca para estudar, mesmo aqueles que não cursarão Direito”.
Os estudantes também conheceram a sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), os Plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno, o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos e o 1º Tribunal do Júri.
A biblioteca da EMERJ é uma das três maiores bibliotecas jurídicas do Brasil e desenvolve um serviço de fomento à cultura, a fim de contribuir para aproximar o Judiciário da população, ampliando o seu universo e suas fronteiras do conhecimento.
Fotos: Maicon Souza
24 de março de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)