Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Estudantes do ensino médio visitam a biblioteca da EMERJ

Nesta semana, alunos do ensino médio do Centro Educacional Pericar realizaram uma visita à Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Na ocasião, o juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, coordenador do Juristur, a juíza Rosana Albuquerque França, 2ª secretária da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), e a bibliotecária Marisa Aparecida Bittencourt Ibraim foram os responsáveis por guiar os estudantes. 

A iniciativa da Amaerj, o Juristur — Conhecendo o Judiciário”, visa a contribuição para a formação de estudantes, oferecendo a eles a chance de vivenciar de perto o ambiente do Fórum, assim como compreender o funcionamento e a organização dos órgãos que compõem o Poder Judiciário do estado.

“Eu tenho vontade cursar Direito e quero ser promotor público. Vir até aqui fez aflorar ainda mais esse sonho, e já consigo me imaginar estudando aqui [na biblioteca]”, relatou o estudante Arthur Nunes.

Sobre a visitação, a aluna Raíssa Ximenes contou: “Eu achei bem interessante entrar e ver essa enorme quantidade de livros”. Apesar de escolher um curso diferente do Direito, a estudante disse que virá à Biblioteca para poder estudar e aproveitar o espaço: “Eu até perguntei se [a biblioteca] é aberta ao público, porque eu com certeza vou vir”.

A diretora administrativa da escola, Eliana de Souza, destacou a importância da visita: “Hoje em dia os alunos não estão muito voltados aos livros, são muitas pesquisas feitas em redes sociais e no Google. Achei muito importante, porque essa visita aguçou em alguns estudantes a vontade de vir à biblioteca para estudar, mesmo aqueles que não cursarão Direito”.

Os estudantes também conheceram a sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), os Plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno, o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos e o 1º Tribunal do Júri.

A biblioteca da EMERJ é uma das três maiores bibliotecas jurídicas do Brasil e desenvolve um serviço de fomento à cultura, a fim de contribuir para aproximar o Judiciário da população, ampliando o seu universo e suas fronteiras do conhecimento.

 

Fotos: Maicon Souza

24 de março de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)