Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral da EMERJ é empossado como acadêmico fundador da Academia Carioca de Direito

O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), foi empossado nesta sexta-feira (28) como acadêmico fundador da Academia Carioca de Direito (ACD). O diretor-geral da EMERJ ocupa agora a cadeira 27 da Academia, tendo como patrono Nelson Hungria Hoffbauer. A solenidade foi realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“É uma honraria pertencer à Academia Carioca de Direito e ter como patrono Nelson Hungria, o príncipe dos penalistas, um homem que tinha como paradigma de vida a defesa da liberdade. Era um defensor da dignidade humana e um homem vinculado ao serviço da judicatura ao lado da Academia. Contem comigo e contem com a Escola da Magistratura.”, declarou o diretor-geral da EMERJ.

Outros empossados

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ no biênio 2021-2023, também foi empossada, ocupando a cadeira 26 da Academia e tendo como patronesse Maria Augusto Saraiva, e ressaltou: “É com cidadania forte, mas criada na igualdade, na liberdade e na dignidade humana para todos e todas e assegurando direitos sociais e trabalhistas, de maneira republicana e democrática, que vamos conseguir mudar a sociedade brasileira.”.

Também foram empossados como acadêmicos fundadores a desembargadora Kátia Valverde Junqueira, Christiano Falk Fragoso e Siqueira Castro. Como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente, José Roberto Tadros, presidente da CNC, e o ex-senador José Bernardo Cabral; Maria Cristina Capanema Thomaz Belmonte, como secretária-geral; e Bruno Tocantins, o tesoureiro.

Demais participantes

A doutora Rita de Cássia Sant’Anna Cortez, presidente da ACD, também esteve presente na cerimônia.

Academia Carioca de Direito

A criação da Academia Carioca de Direito foi um projeto idealizado por José Bernardo Cabral, juntamente com o presidente da Academia Brasileira de Direito (ADB), André Meira, contando com a parceria do Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil (COPAJUB), presidido pelo advogado Roberto Victor Pereira Ribeiro.

Fonte: ACD

 

Fotos: Jenifer Santos

28 de abril de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)