Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promove encontro com estudantes de Direito e incentiva a busca pela carreira na magistratura fluminense

Em sua busca constante pelo aprimoramento e disseminação do conhecimento jurídico, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) participou nesta segunda-feira (22) da 6ª edição do “Projeto NPJ convida”, da Universidade Estácio de Sá (Unesa), campus de Nova Iguaçu.

O encontro teve como objetivo apresentar a EMERJ aos alunos que estão próximos de concluir a graduação em Direito e incentivá-los a se dedicar ao ingresso na magistratura fluminense. Foram abordados detalhes da carreira de juiz, bem como as oportunidades concedidas pela Escola aos seus alunos e sua estrutura.

O diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, foi representado pelo juiz Eric Scapim Brandão, membro da 4ª Turma Recursal Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), especialista em Direito Público e Direito Privado pela EMERJ, professor da Escola e membro do Fórum Permanente de Juizados Especiais Cíveis e Criminais, e pela assessora de Gestão Estratégica, Paula Lage.

A Escola também recebeu nesta segunda-feira, em suas dependências, a visita dos alunos do curso de Direito da Unesa do campus de Angra dos Reis.

EMERJ e o concurso da magistratura

A assessora de Gestão Estratégica da Escola frisou aos alunos: “Quem passa para a magistratura é quem tem persistência, perseverança e, o mais difícil, disciplina. São escolhas que temos que fazer para colher lá na frente. Se o seu propósito realmente for a magistratura estadual, a porta é ingressar na pós-graduação da EMERJ. Não é uma pós qualquer. Normalmente, uma pós tem 360 horas, nós temos 1700 horas. São três anos de preparação para a magistratura. O certificado é um reconhecimento por anos de dedicação. Conseguimos pela qualidade e pela massa de conhecimento que fornecemos aos alunos. O aluno que ingressa na EMERJ será exercitado diariamente para o concurso. A Escola puxa pelos valores, quer dedicação, dá ritmo e disciplina. Exige, pede disciplina, mas dá todo suporte para romper a grande barreira no preparo para um concurso da magistratura. O concurso é extremamente difícil. A todo semestre atualizamos nosso conteúdo focado no edital da magistratura, o que está sendo julgado, os acórdãos, o que está em voga, vão surgindo novos direitos e precisamos estar nos atualizando. A dinâmica que vivemos no dia a dia é assim. Quanto mais estudamos, mais descobrimos que precisamos estudar mais”.

“É muito difícil passar no concurso da magistratura. Eu passei, mas com muita dificuldade, muito esforço. Foram muitos anos de estudo até chegar aqui. Fui aprovado em três concursos, mas perdi a conta de quantas reprovações eu tive nos concursos da magistratura”, reforçou o juiz Eric Scapim.

“Quando o candidato passa no concurso da magistratura e toma posse, no dia seguinte ele está na EMERJ. Ele passa quatro meses na EMERJ tendo aulas e presta auxílio a um juiz supervisor para pegar a prática. Depois tem a fase do vitaliciamento e aperfeiçoamento continuado, ou seja, vão continuar estudando pelo resto da vida. Esse é um dos pilares da Escola, capacitar o juiz que está entrando até ele virar desembargador. E depois que se torna desembargador, volta para a Escola dando aula e continua a estudar, porque o Direito está inovando a cada dia e, se não nos atualizamos, não exercemos a prestação jurisdicional com qualidade”, destacou Paula Lage.

Demais temas abordados pela assessora de Gestão Estratégica da Escola:

Curso de Preparação para Ingresso na EMERJ (PREMERJ)

“Temos uma prova de ingresso e sentimos a deficiência para conseguirmos fazer uma boa peneira. Daí surgiu a demanda do PREMERJ, um preparatório para o concurso da EMERJ, porque a Escola faz um concurso público para ingresso que também conta como título para outros concursos. A Escola sempre busca o aperfeiçoamento e o reconhecimento internacional”.

Fóruns permanentes

“Os eventos dos fóruns permanentes têm inscrição gratuita, contam como horas de atividades complementares. Nós, hoje, temos 44 fóruns permanentes, com vários temas sendo discutidos, só com participantes de relevância, a nata da nata, promovendo conhecimento multidisciplinar. São eventos para todas as áreas do Direito, abrindo o leque de conhecimento”.

Revistas EMERJ

“Nossas revistas são registradas, nossos artigos são reconhecidos e contam como pontuação na hora do concurso da magistratura. Além do título do curso de especialização, você também se publica e ganha essa pontuação. Esse ano vamos avançar nossa coletânea de monografias, que também irá contar na pontuação da carreira da magistratura. E vocês têm acesso a esses textos para pesquisarem para o trabalho de conclusão de curso”. 

Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira

“Temos a Biblioteca, com espaços de estudo em grupo, individual, uma sala de leitura com o que tem de mais atual e também um acervo histórico”.

Concurso de redação “A EMERJ e o Juiz do Futuro”

“No final do ano lançamos o edital do juiz do futuro. Temos três categorias: ensino fundamental, médio e a graduação. E premiamos as melhores redações sobre a magistratura”.

Cursos de pós-graduação

“Temos também pós-graduações em outras áreas do Direito. Devido à demanda de muitos magistrados, defensores e outros profissionais da área jurídica acabamos credenciado esses cursos no Conselho de Educação. São pós de 360 horas para quem quer se atualizar e se especializar em determinadas áreas”.

Todos os cursos disponibilizados pela EMERJ podem ser acessados através da aba “Cursos” no site.

 

Fotos: Jenifer Santos

22 de maio de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)