Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza palestras sobre “Problemas na prestação do serviço e faturamento de serviço essencial de fornecimento de água”

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nesta sexta-feira (14) a 52ª reunião do Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais com palestras sobre “Problemas na prestação do serviço e faturamento de serviço essencial de fornecimento de água”.

O evento aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e teve transmissão via plataformas Zoom e Youtube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O presidente do Fórum, juiz Flávio Citro Vieira de Mello, destacou em sua fala de abertura: “A EMERJ é a casa do juiz, mas também é a casa onde se estuda e trabalha para que o serviço prestado pelos juizados especiais, que é basicamente um serviço de atendimento do consumidor. Acho que mais de 90% do objeto do assunto da demanda no juizado especial é matéria de consumidor. Então, esse tipo de trabalho de divulgação do Direito do Consumidor, em busca da melhoria do serviço para a sociedade, é um papel importante da EMERJ também, assim como deste Fórum”.

“Quando nós vemos as demandas se repetindo, temos que buscar o juizado especial para ver o que está acontecendo, porque no Tribunal de Justiça as demandas demoram um pouco para chegar. Então, é nesse universo que temos que buscar informação e essa iniciativa do Fórum e da EMERJ de juntar vários personagens que podem atuar para isso no sistema do consumidor é muito importante”, salientou a vice-presidente do Fórum, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, membra do Conselho Consultivo da EMERJ.

Palestras

O membro do Fórum juiz Éric Scapim Cunha Brandão, mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou: “Esse é um tema que não é novo, porque nós, que atuamos no sistema dos juizados há muitos anos, vemos que as demandas vêm se repetindo. Mudam-se, talvez, os fundamentos e as práticas, mas a questão e o problema continuam os mesmos”.

“Eu entendo que não é uma atribuição do Procon questionar este decreto que a concessionária utiliza como fundamento para a cobrança. Acho que o Procon é uma autarquia vinculada ao Governo do Estado, e que não seria uma atribuição direta dele e sim, talvez, do Ministério Público e da Defensoria, até pelo corpo técnico e autonomia que eles têm”,pontuou Cássio Conceição Coelho, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro e presidente do Procon-RJ e da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR).

Demais participantes

O defensor público Eduardo Chow de Martino Tostes, doutor em Direito, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (NUDECON/DPRJ) e os promotores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Christiane de Amorim Cavassa Freire, coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) ao Consumidor e ao Contribuinte do MPRJ, e Sidney Rosa da Silva Júnior, doutor em Direito pela Universidad de Burgos (Burgos, Espanha) e membro da International Association of Prosecutors (IAP), também participaram da reunião.

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=w4btNQ8d11w

 

Fotos: Jenifer Santos

14 de julho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)