Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ sedia 48º curso de Direito Internacional da OEA

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) sediou, nesta segunda-feira (31), a inauguração do 48º curso de Direito Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA). A cerimônia foi realizada nas dependências da Escola.

Cerimônia de Abertura

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, conduziu a inauguração do programa e declarou: “Quero agradecer a presença e a confiança na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. É um momento ímpar, histórico para a EMERJ. Nunca tivemos a oportunidade de um curso dessa dimensão, internacional. Vamos todos aproveitar para aprender o Direito Internacional, que nos faz muita falta. É importantíssimo estudarmos o Direito Internacional Público e Privado”.

O desembargador Marco Aurélio prosseguiu destacando a necessidade de cooperação da Justiça da América Latina: “Consultamos muito mais as convenções europeias do que as americanas. Essa nossa ideia eurocêntrica fez, e faz, muito mal a realidade latino-americana. Temos que estar unidos em uma realidade que nos é própria”.

“Esse curso chega a nos emocionar. O programa do curso é prático e muito rico. Todos sairemos muito melhores do que aqui chegamos. Melhores no sentido do preparo para devolver a sociedade o que os mestres estarão aqui nos possibilitando aprender. É um dia de festa para todos nós”, concluiu o diretor-geral da EMERJ. 

O Secretário de Assuntos Jurídicos da OEA, doutor Jean-Michel Arrighi, e o Diretor do Departamento de Direito Internacional da OEA, doutor Dante Negro, também participaram da cerimônia, além de autoridades de representação internacional, militares e magistrados.

Durante a solenidade de abertura também houve uma homenagem ao ex-presidente do Comitê Jurídico Interamericano, doutor Eduardo Vio Grossi.

O curso

O curso de Direito Internacional é um evento organizado anualmente desde 1974 pelo Comitê Jurídico Interamericano e pelo Departamento de Direito Internacional da Secretaria de Assuntos Jurídicos da OEA.

A coordenação da 48ª edição do curso é realizada pelo especialista em aquisições da Organização, Eduardo Parada. O programa abordará temas como o “Sistema jurídico interamericano da OEA”; “Responsabilidade internacional dos Estados e os novos desafios para o mundo contemporâneo”; “Sistema interamericano de direitos humanos”; “Terceiro mundo e os direitos humanos: Bandung, racismo e descolonização”; “Cooperação jurídica internacional”, dentre outros.

Acordo de cooperação técnica EMERJ-OEA

Em nove de dezembro de 2022, a EMERJ assinou um acordo de cooperação técnica com a OEA. Na ocasião, a EMERJ foi a única escola judiciária estadual de formação e aperfeiçoamento de magistrados brasileiros a ser convidada para participar da iniciativa. O termo fundamenta mecanismos gerais para o desenvolvimento de atividades de cooperação internacional, objetivando o desenvolvimento de atividades acadêmicas, de pesquisa e de cooperação permanentes que contribuam para a formação de magistrados e membros do Ministério Público. O documento também prevê a criação e monitoramento de cursos jurídicos permanentes de capacitação e aprimoramento de magistrados dos países-membros da OEA.

 

Fotos: Jenifer Santos

31 de julho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)