Nesta segunda-feira (31), o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo reinaugurou a sala de professores Sylvio Capanema de Souza.
O novo espaço agora conta com uma área maior, sala de reuniões e um lounge onde são disponibilizados impressora, telão e telefone para os professores.
Na ocasião, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, destacou: “Eu diria que o professor Sylvio Capanema é um pai socioafetivo que a vida me deu. Eu devo muito a ele como professor, grande doutrinador e, sobretudo, como um líder frente a todos aqueles que amam o Direito. Foi um homem extraordinário, que deixa um legado enorme e imaterial que são os seus alunos e o conhecimento que esses estudantes têm tanto da vida quanto do Direito Civil. É uma honra e um alegria enorme ter a oportunidade de reinaugurar a sala dele”.
O desembargador Werson Franco Pereira Rêgo também esteve presente e pontou: “Sylvio Capanema foi um querido amigo e mestre de todos nós. Uma sala de professores com o nome dele, honra os professores que integram a instituição e também serve de inspiração e modelo para que nós nos esforcemos cada vez mais na prestação de um ensino de qualidade”.
O doutor José Guilherme Vasi Werner, também não deixou de exaltar o professor Sylvio Capanema: “A EMERJ é a casa dos juízes e de todos aqueles que passaram por aqui, por essas salas, e ter o nome da sala homenageando o professor Sylvio Capanema nos coloca ainda mais a vontade, nos traz lembranças boas e dá mais aconchego a essa sala, para darmos aula e continuarmos essa missão de lecionar, que o professor Sylvio Capanema nos ensinou tão bem”.
Familiares de Sylvio Capanema
Os filhos de Sylvio Capanema, os juízes Flavia Capanema de Souza e João Paulo Knaack Capanema de Souza, e a neta Beatriz Capanema também estiveram presentes na reinauguração da sala de professores da EMERJ.
“Essa sala ter o nome do nosso pai é uma emoção muito grande, porque ele amava essa casa, pois ele ajudou a construir isso aqui e fazer com que a EMERJ se tornasse a melhor escola da magistratura do Brasil e. É uma honra ter o nome dele aqui no lugar que ele amava tanto”, destacou a juíza Flávia Capanema de Souza.
Já o juiz João Paulo Knaack Capanema de Souza, reforçou: “O legado do meu pai são os alunos. Ele amava dar aula e ser professor, era o título que ele gostava de ser lembrado e de ostentar. Ver os alunos inspirados por isso, com certeza é o maior legado dele”.
Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário
Outro legado de Sylvio Capanema é a fundação da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (ABAMI). A atual presidente da instituição também esteve presente na reinauguração e salientou: “O Sylvio sempre foi um grande educador. Ele construiu a ABAMI, um legado muito forte e importante que ele deixou para todos os advogados do mercado imobiliário, porque ele estava sempre pensando em educar e transmitir todo aquele conhecimento grandioso que ele tinha”.
O jurista Sylvio Capanema
Sylvio Capanema formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ), em 1960. Atuou por 34 anos como advogado e, em 1994, ingressou na magistratura pelo quinto constitucional como juiz do Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro.
O magistrado foi um dos grandes nomes do Direito Imobiliário, sendo coautor do projeto de lei que resultou na Lei do Inquilinato (8.245/91), além de ser autor de inúmeros livros na área do Direito.
Professor Sylvio Capanema
Professor decano, Sylvio Capanema integrou o corpo docente do curso de pós-graduação em Direito Público e Privado da EMERJ, desde 2003, e ministrou aulas até 2020, lecionando a disciplina de Direito Civil e Direito Consumidor. Atuou também em diversas turmas dos Cursos de Extensão de Direito Imobiliário e Direito dos Contratos entre os anos de 2014 e 2019.
Além da EMERJ, foi docente na Universidade Cândido Mendes (UCAM), na Universidade Estácio de Sá (UNESA), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e na FGV-Rio. Foi professor visitante e conferencista na Universidade de Coimbra, em Portugal e na Universidade de Salamanca, na Espanha.
Doação de livros
Após a reinauguração da sala dos professores, a EMERJ recebeu a doação de dois livros para a Biblioteca José Carlos Barbosa Moreira, Biblioteca TJERJ/EMERJ.
O advogado e professor da EMERJ, Thiago Ferreira Cardoso Neves, realizou a doação da obra “Condômino e possuidor antissocial”. E a advogada Beatriz Capanema realizou a doação do livro A lei do inquilinato comentada – artigo por artigo” de autoria de Sylvio Capanema de Souza.
Fotos: Jenifer Santos
31 de julho de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)