Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral da EMERJ reinaugura sala de professores Sylvio Capanema de Souza

Nesta segunda-feira (31), o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo reinaugurou a sala de professores Sylvio Capanema de Souza.

O novo espaço agora conta com uma área maior, sala de reuniões e um lounge onde são disponibilizados impressora, telão e telefone para os professores.

Na ocasião, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, destacou: “Eu diria que o professor Sylvio Capanema é um pai socioafetivo que a vida me deu. Eu devo muito a ele como professor, grande doutrinador e, sobretudo, como um líder frente a todos aqueles que amam o Direito. Foi um homem extraordinário, que deixa um legado enorme e imaterial que são os seus alunos e o conhecimento que esses estudantes têm tanto da vida quanto do Direito Civil. É uma honra e um alegria enorme ter a oportunidade de reinaugurar a sala dele”.

O desembargador Werson Franco Pereira Rêgo também esteve presente e pontou: “Sylvio Capanema foi um querido amigo e mestre de todos nós. Uma sala de professores com o nome dele, honra os professores que integram a instituição e também serve de inspiração e modelo para que nós nos esforcemos cada vez mais na prestação de um ensino de qualidade”.

O doutor José Guilherme Vasi Werner, também não deixou de exaltar o professor Sylvio Capanema: “A EMERJ é a casa dos juízes e de todos aqueles que passaram por aqui, por essas salas, e ter o nome da sala homenageando o professor Sylvio Capanema nos coloca ainda mais a vontade, nos traz lembranças boas e dá mais aconchego a essa sala, para darmos aula e continuarmos essa missão de lecionar, que o professor Sylvio Capanema nos ensinou tão bem”.

Familiares de Sylvio Capanema

Os filhos de Sylvio Capanema, os juízes Flavia Capanema de Souza e João Paulo Knaack Capanema de Souza, e a neta Beatriz Capanema também estiveram presentes na reinauguração da sala de professores da EMERJ.

“Essa sala ter o nome do nosso pai é uma emoção muito grande, porque ele amava essa casa, pois ele ajudou a construir isso aqui e fazer com que a EMERJ se tornasse a melhor escola da magistratura do Brasil e. É uma honra ter o nome dele aqui no lugar que ele amava tanto”, destacou a juíza Flávia Capanema de Souza.

Já o juiz João Paulo Knaack Capanema de Souza, reforçou: “O legado do meu pai são os alunos. Ele amava dar aula e ser professor, era o título que ele gostava de ser lembrado e de ostentar. Ver os alunos inspirados por isso, com certeza é o maior legado dele”. 

Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário

Outro legado de Sylvio Capanema é a fundação da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (ABAMI). A atual presidente da instituição também esteve presente na reinauguração e salientou: “O Sylvio sempre foi um grande educador. Ele construiu a ABAMI, um legado muito forte e importante que ele deixou para todos os advogados do mercado imobiliário, porque ele estava sempre pensando em educar e transmitir todo aquele conhecimento grandioso que ele tinha”.

O jurista Sylvio Capanema

Sylvio Capanema formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ), em 1960. Atuou por 34 anos como advogado e, em 1994, ingressou na magistratura pelo quinto constitucional como juiz do Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro.

O magistrado foi um dos grandes nomes do Direito Imobiliário, sendo coautor do projeto de lei que resultou na Lei do Inquilinato (8.245/91), além de ser autor de inúmeros livros na área do Direito.

Professor Sylvio Capanema

Professor decano, Sylvio Capanema integrou o corpo docente do curso de pós-graduação em Direito Público e Privado da EMERJ, desde 2003, e ministrou aulas até 2020, lecionando a disciplina de Direito Civil e Direito Consumidor. Atuou também em diversas turmas dos Cursos de Extensão de Direito Imobiliário e Direito dos Contratos entre os anos de 2014 e 2019.

Além da EMERJ, foi docente na Universidade Cândido Mendes (UCAM), na Universidade Estácio de Sá (UNESA), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e na FGV-Rio. Foi professor visitante e conferencista na Universidade de Coimbra, em Portugal e na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Sala professores

Doação de livros

Após a reinauguração da sala dos professores, a EMERJ recebeu a doação de dois livros para a Biblioteca José Carlos Barbosa Moreira, Biblioteca TJERJ/EMERJ.

O advogado e professor da EMERJ, Thiago Ferreira Cardoso Neves, realizou a doação da obra “Condômino e possuidor antissocial”. E a advogada Beatriz Capanema realizou a doação do livro A lei do inquilinato comentada – artigo por artigo” de autoria de Sylvio Capanema de Souza.

 

Fotos: Jenifer Santos

31 de julho de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)