A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), representada pelo diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, lançou nesta sexta-feira (11), o selo comemorativo de 35 anos de fundação. O ato aconteceu durante o evento “Homenagem aos 35 anos da EMERJ e 180 anos do IAB”, realizado em parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Na ocasião, celebrada no Plenário do Instituto, também houve a assinatura de convênio entre as duas instituições.
O presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, destacou: “A escolha deste dia não se deu à toa, especialmente, a escolha da semana. Na última segunda-feira, o IAB completou 180 anos, no dia 07 de agosto, data que foi fundado pelo Imperador Dom Pedro II. Mas hoje é um dia muito importante não só pelos 180 anos do IAB. É importante também porque a nossa Escola da Magistratura, que vem oferecendo ao longo dos últimos 35 anos um papel fundamental na formação da magistratura fluminense, também está em festa celebrando seus 35 anos”.
“A EMERJ tem uma tradição de associação com o IAB, em eventos, acompanhamentos, debates e estudos. Hoje estamos ratificando essa tradição com a assinatura do nosso convênio entre as duas instituições. Temos a oportunidade de avançar na troca de conhecimentos e experiências”, finalizou Sydney Limeira Sanches.
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, afirmou em sua fala: “Como membro honorário dessa casa fico muito feliz de ver nosso Instituto cada vez maior, mais perto da sociedade e de toda advocacia e do sistema de justiça do país. Hoje, firmamos um novo acordo de cooperação técnica, seguido de um plano de trabalho”.
“A EMERJ é uma escola que foi criada há 35 anos pensando, primeiramente, em preparar os futuros juízes. Há 35 anos, mesma data da Constituição Federal. A Constituição, falava em 1988, porque hoje já há, sobre a Escola Nacional de Formação de Magistrados (ENFAM), um dispositivo constitucional importante que já sinalizava a necessidade de uma permanente atualização do magistrado. O desembargador Cláudio Vianna de Lima (primeiro diretor-geral da EMERJ) se encantou com o modelo de estudo, de sistemática, de conduta e de ética da Escola Superior de Guerra (ESG), que é um curso extraordinário, e um dia ele imaginou a preparação de bacharéis em Direito que queiram ser juízes”, prosseguiu o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
“Essa ideia cresceu e hoje a Escola da Magistratura continua com o curso preparatório, com quase 800 alunos, mas também tem o curso de iniciação para o magistrado aprovado, que fica quatro meses na EMERJ fazendo cursos para a prática da magistratura, com aulas, audiência com juízes antigos, visitas a presídios e manicômios, penitenciárias femininas, áreas de proteção ambiental, aldeias e quilombos. Isso acaba e o juiz não está livre da EMERJ, porque ele tem que vitaliciar, vitaliciamento este que também é dado pela Escola da Magistratura. E quando termina, se ele quiser ser promovido tem que fazer os cursos da EMERJ”, ressaltou o diretor-geral da EMERJ.
O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo concluiu: “Outro braço da Escola da Magistratura, que se aproxima muito do IAB, são os Fóruns Permanentes, que aqui são chamados de Comissões. São espaços de interlocução extraordinários”.
No evento, houve também a entrega de uma placa de homenagem à EMERJ pelo IAB: “Uma homenagem que o Instituto dos Advogados Brasileiros faz a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, por sua inestimável contribuição ao ensino jurídico e a formação da magistratura fluminense, ao longo desses 35 anos de vitoriosa atividade acadêmica”.
Demais participantes
Palestraram no encontro o presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), desembargador Peterson Barroso Simão, e Hariberto de Miranda Jordão Filho, membro do Conselho Superior do IAB. Leila Pose Sanches, diretora cultural e da Escola Superior do IAB (ESIAB), também compôs a mesa.
Assista
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=mwdyd8qzbJQ
Fotos: Maicon Souza
11 de agosto de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)