Nessa sexta-feira (11), o Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realizou sua 77ª reunião, com o encontro sobre "Justiça Restaurativa Informada Pelo Trauma”.
O webinar, realizado com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e da Escola de Mediação, teve transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
O presidente do Fórum e do NUPEMEC, desembargador César Felipe Cury, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), destacou na abertura do evento: “A Justiça Restaurativa volta a ser uma ocupação e parte do trabalho do NUPEMEC, que coordena também a Justiça Restaurativa no âmbito do TJRJ e contamos com a valiosa contribuição de muitos colegas, magistrados, facilitadores, mediadores, colaboradores e parceiros institucionais, buscando desenvolver um programa de Justiça Restaurativa no âmbito do Tribunal e do nosso estado”.
Palestra
A instrutora de Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa, Geovana Faza da Silveira, pesquisadora visitante na Governors State University e mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), pontuou sobre a Justiça Restaurativa nas escolas: “Quantas crianças que cometem bullying hoje porque sofreram bullying ontem? Ou é porque em casa, são crianças que não tem sua autoestima reconhecida e bem trabalhada? E aí essa criança se sente com poder quando ela agride o outro, porque quando falamos de violência, de poder e vamos para a psicanálise e falamos de prazer e objeto, objetificação, impulsão de vida e morte, nós também estamos trazendo isso, porque muitos sentem um contentamento com a expressão de poder ao agredir o outro”.
A membra do Fórum e coordenadora do NUPEMEC, Cláudia Maria Ferreira de Souza, mestre em Advanced Studies in Mediation pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, afirmou: “O tema da Justiça Restaurativa é muito grato e importante e esse ano foi declarado o ‘Ano da Justiça Restaurativa’ nas escolas e o momento que vivenciamos isso, tem sido um desafio para o NUPEMEC implementar parcerias para poder auxiliar as escolas a desenvolverem projetos dentro do aspecto da Justiça Restaurativa”.
Assista
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=bJGOvf9GXTs
Fotos: Maicon Souza
14 de agosto de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)