Nesta sexta-feira (18), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola de Administração Judiciária (Esaj) e a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), realizaram a abertura e a aula inaugural do 1º curso de formação continuada sobre o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em varas cíveis, criminais e de família.
A iniciativa também conta com a participação efetiva do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq).
A coordenadora do curso e presidente da Comaq, desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, destacou: “No momento que o PJe é, e será, o sistema que nós vamos operar no Tribunal, é indispensável que tenhamos esse treinamento. Nós identificamos que muitas funcionalidades que já existem, não são conhecidas. Além disso, nós também percebemos que o sistema tem condição e potencial para oferecer muito e uma excelente qualidade de trabalho. Então, o objetivo desse curso é o treinamento para melhorar a qualidade de trabalho do magistrado, com isso, melhoramos também a qualidade de vida”.
O presidente do Conselho Consultivo da Esaj e também coordenador do curso, desembargador Sérgio Seabra Varella, pontou: “Esse projeto é uma ação estrutural, que nós começamos hoje e não vamos terminar nunca mais, porque é uma parceria entre todos nós”.
A presidente da Amaerj, juíza Eunice Bitencourt Haddad, reforçou: “É um projeto que não tem fim, porque precisamos estar sempre nos atualizando para poder exercer de fato a nossa função e jurisdição no estado.”
A juíza Juliana Kalichsztein, ouvidora-geral do TJRJ, contou o que espera do curso como aluna: “O sistema do PJe é um programa novo e precisamos aprender a manuseá-lo da melhor forma possível, para dar mais celeridade e prestar melhor a jurisdição para todos que precisam de nós”.
Além da desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, do desembargador Sérgio Seabra Varella, a juíza Marcia Succi também será coordenadora do curso.
Já o juiz auxiliar da presidência Alberto Republicano de Macedo Júnior, e os juízes Rodrigo Moreira Alves, Criscia Curty de Freitas Lopes, João Felipe Nunes Ferreira Mourão, Ana Paula Pontes Cardoso e Ana Helena Mota Lima Valle, atuarão como professores.
No curso, serão tratados assuntos como as noções gerais do PJe e os recursos do sistema em apoio às atividades de gestão judicial. Além desta sexta-feira, os encontros acontecerão de forma presencial nos dias 21, 25 e 28 de agosto, sempre das 9h às 13h, na EMERJ. Haverá também quatro horas de aula em ambiente virtual de aprendizagem.
O juiz auxiliar da presidência Alberto Republicano de Macedo Júnior e a diretora do departamento de aperfeiçoamento de magistrados, Patsy Schlesinger, também estiveram presentes na cerimônia de abertura.
Fotos: Jenifer Santos
18 de agosto de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)