Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Juízes do TJRJ participam do 1° curso de formação em PJe na EMERJ

Nesta sexta-feira (18), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola de Administração Judiciária (Esaj)  e a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), realizaram a abertura e a aula inaugural do 1º curso de formação continuada sobre o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em varas cíveis, criminais e de família.

A iniciativa também conta com a participação efetiva do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq).

A coordenadora do curso e presidente da Comaq, desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, destacou: “No momento que o PJe é, e será, o sistema que nós vamos operar no Tribunal, é indispensável que tenhamos esse treinamento. Nós identificamos que muitas funcionalidades que já existem, não são conhecidas. Além disso, nós também percebemos que o sistema tem condição e potencial para oferecer muito e uma excelente qualidade de trabalho. Então, o objetivo desse curso é o treinamento para melhorar a qualidade de trabalho do magistrado, com isso, melhoramos também a qualidade de vida”.

O presidente do Conselho Consultivo da Esaj e também coordenador do curso, desembargador Sérgio Seabra Varella, pontou: “Esse projeto é uma ação estrutural, que nós começamos hoje e não vamos terminar nunca mais, porque é uma parceria entre todos nós”.  

A presidente da Amaerj, juíza Eunice Bitencourt Haddad, reforçou: “É um projeto que não tem fim, porque precisamos estar sempre nos atualizando para poder exercer de fato a nossa função e jurisdição no estado.”

A juíza Juliana Kalichsztein, ouvidora-geral do TJRJ, contou o que espera do curso como aluna: “O sistema do PJe é um programa novo e precisamos aprender a manuseá-lo da melhor forma possível, para dar mais celeridade e prestar melhor a jurisdição para todos que precisam de nós”.

Além da desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, do desembargador Sérgio Seabra Varella, a juíza Marcia Succi também será coordenadora do curso.

Já o juiz auxiliar da presidência Alberto Republicano de Macedo Júnior, e os juízes Rodrigo Moreira Alves, Criscia Curty de Freitas Lopes, João Felipe Nunes Ferreira Mourão, Ana Paula Pontes Cardoso e Ana Helena Mota Lima Valle, atuarão como professores.

No curso, serão tratados assuntos como as noções gerais do PJe e os recursos do sistema em apoio às atividades de gestão judicial. Além desta sexta-feira, os encontros acontecerão de forma presencial nos dias 21, 25 e 28 de agosto, sempre das 9h às 13h, na EMERJ. Haverá também quatro horas de aula em ambiente virtual de aprendizagem. 

O juiz auxiliar da presidência Alberto Republicano de Macedo Júnior e a diretora do departamento de aperfeiçoamento de magistrados, Patsy Schlesinger, também estiveram presentes na cerimônia de abertura.

 

Fotos: Jenifer Santos

18 de agosto de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)