Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“VI Congresso Nacional de Direito da Cidade” é realizado pela EMERJ

Nesta terça-feira (29), Fórum Permanente de Direito da Cidade da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu sua 59ª reunião, com a realização do “VI Congresso Nacional de Direito da Cidade”.

O encontro, em parceria com a Rede de Pesquisa em Direito da Cidade (RPDC), aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Houve transmissão via plataforma Zoom, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, destacou em sua fala de abertura da reunião: “O nosso Fórum tem se empenhado em manter parcerias com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com o RPDC e outras entidades, para montar periodicamente esse congresso para discutirmos as questões relevantes das cidades. Pela temática, dá para perceber a importância desse nosso evento. Temos procurado anualmente realizá-lo e, felizmente, conseguido”.

“O Direito da Cidade é muito mais que as relações com os prédios, ruas, automóveis e avenidas; são as relações travadas na cidade. Eu acho que nada deixou isso mais claro do que a nossa edição virtual que fizemos durante a pandemia e podemos ver que a cidade persiste e existe independente dos seus prédios. Hoje em dia, as relações sociais desenvolvidas na cidade acontecem muito mais em ambientes virtuais; nós temos a figura da cidade inteligente”, afirmou Emerson Affonso da Costa Moura, professor do Programa de Pós-Graduação (PPGD) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Mauricio Jorge Pereira da Mota, professor do PPGD da Uerj, também esteve presente durante a abertura do congresso.

Conferência

O conferencista Emilio José Urbina Mendoza, doutor em Direito pela Universidad de Deusto e professor do Programa de Doutorado em Direito na Universidad Católica Andrés Bell, salientou: “A essência do Direito Urbanístico é uma ideia que reflete em um projeto comum para construir regras universais que incorporem as cidades como habitats, que se caracterizam pelo acesso ao usufruto equitativo dos seus recursos”.

Mesa 1: Novo Marco da Regularização Fundiária: Minha Casa Minha Vida na Lei Nº 14.620/2023

Arícia Correia Fernandes, professora do PPGD da Uerj, pontuou: “A preocupação dessa nova lei é juntar o artigo terceiro com o sexto e colocar todos esses novos direitos dentro do Direito à Moradia; é elevar o patamar do Direito da Cidade a um Direito Fundamental”.

“A legalização do solo urbano não pode ser apenas uma ideia simplista de titulação, mas sim, um processo muito mais complexo e profundo, como um instrumento de integração socioeconômica da população”, declarou Paulo Carmona, professor do PPGD do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB).

Mesa 2: Políticas Públicas Urbanas da Lei 13.465/17 para Propriedade Privada: Loteamento Condomínio e Laje

“As sociedades e as comunidades precisam avançar e se constituir e para isso, elas se constituem de acordo com a sua realidade fática e sociológica. Então, tendo um reconhecimento na lei de que essa realidade fática e sociológica, devidamente constituída, é propriedade, acho que nós temos aí um caminho fundamental para a regularização fundiária”, reforçou Maurício Mota, diretor da RPDC.

O professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Andreas Krell, o professor do PPGD da Unirio, Emerson Moura, também participaram da segunda mesa da reunião.

Mesa 3: Mudanças no Novo Marco do Saneamento Básico e Impactos nas Cidades

“Nós precisamos lembrar que saneamento é um serviço essencial para o desenvolvimento urbano. Eu digo isso porque água e esgoto são fundamentais para uma série de atividades humanas e econômicas basilares e condicionam, não só a saúde da população, mas também a vida das pessoas”, afirmou Thiago Marrara, professor do PPGD da Universidade de São Paulo (USP).

Também compuseram a última mesa do encontro Gilberto Silvestre, professor do PPGD da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Ligia Maria, professora do PPGD da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=MkMS5xFB-PM e https://www.youtube.com/watch?v=aby_G2cDf3g

 

Fotos: Jenifer Santos e Maicon Souza

29 de agosto de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)