O desembargador Alexandre Freitas Câmara, membro do Fórum Permanente de Processo Civil e professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), participará e levará a imagem da EMERJ ao Seminário Internacional “A arbitragem como forma de resolução eficaz de litígios civis”.
O encontro organizado pelo Centro para Práticas Judiciais da Faculdade de Direito e Administração da Universidade de Szczecin, em parceria com a Unesco e a Universidade de Rwanda, acontecerá de forma virtual, entre os dias 10 e 11 de outubro.
O desembargador Alexandre Câmara palestrará sobre o tema “Panorama da Arbitragem no Brasil”, no primeiro dia do seminário.
Seminário Internacional de Arbitragem
Tendo em conta a diminuição da eficiência e a procrastinação da resolução de litígios civis nos tribunais estaduais, a questão da resolução de litígios pelos tribunais arbitrais torna-se de interesse crescente para os profissionais e teóricos do Direito. Os sistemas judiciais privados em diferentes sistemas jurídicos utilizam frequentemente soluções únicas que promovem melhorias significativas e aceleram significativamente a possibilidade de encerrar disputas civis.
O objetivo do seminário é mostrar toda a gama de possíveis construções jurídicas que regulam, não apenas o funcionamento da arbitragem, mas também demonstrar a sua relação com o Poder Judiciário estatal e, sobretudo, a possibilidade de execução das suas sentenças com coerção estatal. Acadêmicos e profissionais de todo o mundo estão em busca do modelo ideal de arbitragem, que, embora baseado no princípio da igualdade das partes, garanta ao mesmo tempo a mais alta qualidade possível de acordos com o envolvimento dos custos mais baixos possíveis.
Inscreva-se clicando aqui.
22 de setembro de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)