Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral e magistrados da EMERJ participarão de Fórum da OEA

No dia 30 de novembro, o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, a magistrada supervisora de internacionalização da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e o presidente do Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, desembargador César Felipe Cury, presidente do Conselho Administrativo da Escola de Mediação (EMEDI) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, ambos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), participarão do II Fórum Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

O encontro, gratuito e sediado em Belém (PA), apresentará temas e iniciativas sobre a independência de magistrados e de membros do Ministério Público (MP), proteção dos direitos humanos, fortalecimento da democracia e a consolidação do Estado Democrático de Direito.

O diretor-geral da EMERJ participará no painel “A atuação judicial e ministerial na tutela dos Direitos Humanos. Eliminação do preconceito no sistema de justiça. Paridade de gênero. Tutela das minorias e dos vulneráveis”. O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo irá palestrar sobre “Regularização fundiária de quilombos”. 

Os desembargadores Cristina Tereza Gaulia e César Felipe Cury irão compor a mesa “Boas práticas no Judiciário e no MP”, abordando ações realizadas pelo TJRJ, como o tema “O registro civil dos indocumentados. O papel da justiça itinerante no fortalecimento da cidadania (TJRJ)”.

II Fórum Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público

O evento assegura a continuidade de um esforço de cooperação acadêmica permanente entre a OEA e instituições brasileiras do meio jurídico. Escolas de magistratura e do MP, bem como entidades associativas brasileiras, firmaram acordos com a OEA para a criação de um ambiente de diálogo e de troca de experiências jurídicas nos países das Américas.

Neste segundo fórum, que será realizado após o exitoso evento na sede da OEA em maio deste ano, teremos a apresentação de excelentes temas e iniciativas sobre a proteção dos direitos humanos, o fortalecimento da democracia, a independência de magistrados e de membros do MP, dentre outros relevantes para a consolidação de um Estado de Direito. Teremos, nos dias do evento, mais uma proveitosa oportunidade para o aprofundamento da relação de cooperação jurídica entre os países integrantes da OEA.

Confira aqui a programação completa do 2º Fórum Desafios Atuais par ao Poder Judiciário e Ministério Público.

As inscrições são limitadas e vão até o dia 31 de outubro. Os pedidos dependerão de sua confirmação pela organização do evento. Os associados das entidades apoiadoras terão prioridade na inscrição. O Fórum acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Clique aqui para se inscrever.

 

28 de setembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)