A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta sexta-feira (29), a reunião de encerramento da auditoria externa da instituição, que visa a análise do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001.
O processo foi realizado pela Fundação Vanzolini e conduzido pelo auditor líder Oswaldo Pinto Ribeiro Junior. Segundo relatório final, foi concluído que a EMERJ possui escopo de sistema de gestão adequado e em conformidade com a norma. Foi recomendado pela auditoria a manutenção da certificação ISO 9001.
O relatório apontou como pontos fortes da Escola: comprometimento da direção; envolvimento de todos os colaboradores da EMERJ com o SQG; planos de ações amplos e abrangentes decorrentes do resumo das deliberações da reunião de análise crítica; aquisição de novo formato de Wi-Fi com reflexo na satisfação dos alunos e professores; projetos de modernização da infraestrutura de equipamentos em salas de aula; eficácia dos controles mantidos pela Assessoria de Gestão Estratégica (ASGET); melhorias visíveis nos processos de apoio e na gestão da infraestrutura e da TI; projeto “Portas Abertas” com visitas guiadas e às universidades; e a retomada da Revista Magistratus, agora em versão digital.
O auditor líder também destacou que ficou evidente a capacidade do sistema de gestão em atingir os resultados esperados, incluindo os objetivos; que o programa de auditoria interna foi efetivo para a manutenção e melhoria do sistema de gestão; e que o processo de análise crítica pela direção demonstrou capacidade de assegurar a contínua adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão. Não foram encontrados desvios e não conformidades.
Auditoria
A auditoria da EMERJ foi realizada na última semana do mês de setembro. O procedimento, conduzido no segundo semestre da gestão do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, visou atestar a primazia dos processos da EMERJ para a certificação da norma NBR ISO 9001. O objetivo foi avaliar todos os processos realizados na Escola, que garantem o alinhamento com as metas, missão, valores e visão da EMERJ, promovendo a integridade, eficácia e adequação dos controles internos, simplificando tarefas e eliminando equívocos, aprimorando assim a governança.
Em todo o Brasil, a EMERJ é a única escola da magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004.
ISO 9001
A certificação atesta a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.
Política da qualidade da EMERJ
Buscar garantir a qualidade dos seus serviços educacionais pela efetividade e controle dos processos acadêmicos e administrativos por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade para satisfação das partes interessadas, melhor atendimento aos usuários dos serviços e cumprimento dos requisitos aplicáveis.
Missão da EMERJ
Formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade.
Visão de futuro da EMERJ
Ser reconhecida como escola de magistratura pela sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, com atuação transformadora na sociedade.
Valores da EMERJ
Abertura à sociedade; acesso à justiça; aprendizagem para transformação; celeridade; cultura colaborativa; efetividade; ética; imparcialidade; inovação; integridade; modernidade; probidade; responsabilidade social e ambiental; e transparência.
Demais participantes da reunião
Também estiveram presentes: a secretária–geral, Gabriela da Silva Rafael Carneiro, representando o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; a representante da administração superior e assessora de Gestão Estratégica da Escola, Paula Fernanda Mello Lage de Souza; o chefe de gabinete, Francisco Budal; e a diretora do Departamento de Ensino, Bianca Oliveira de Farias; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Patsy Schlesinger; a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar, Elina Bussade dos Santos; o diretor do Departamento de Administração, Marcos Cesar Martins Medeiros; a diretora do Departamento de Comunicação Institucional, Denise Doria Werneck; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Fernanda Santos; e Claudio Heitor Vasconcellos de Ambrosio, diretor do Departamento de Governança e Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Fotos: Maicon Souza
29 de setembro de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)