Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ encerra processo de auditoria externa e mantém certificação ISO 9001

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta sexta-feira (29), a reunião de encerramento da auditoria externa da instituição, que visa a análise do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001.

O processo foi realizado pela Fundação Vanzolini e conduzido pelo auditor líder Oswaldo Pinto Ribeiro Junior. Segundo relatório final, foi concluído que a EMERJ possui escopo de sistema de gestão adequado e em conformidade com a norma. Foi recomendado pela auditoria a manutenção da certificação ISO 9001.

O relatório apontou como pontos fortes da Escola: comprometimento da direção; envolvimento de todos os colaboradores da EMERJ com o SQG; planos de ações amplos e abrangentes decorrentes do resumo das deliberações da reunião de análise crítica; aquisição de novo formato de Wi-Fi com reflexo na satisfação dos alunos e professores; projetos de modernização da infraestrutura de equipamentos em salas de aula; eficácia dos controles mantidos pela Assessoria de Gestão Estratégica (ASGET); melhorias visíveis nos processos de apoio e na gestão da infraestrutura e da TI; projeto “Portas Abertas” com visitas guiadas e às universidades; e a retomada da Revista Magistratus, agora em versão digital.

O auditor líder também destacou que ficou evidente a capacidade do sistema de gestão em atingir os resultados esperados, incluindo os objetivos; que o programa de auditoria interna foi efetivo para a manutenção e melhoria do sistema de gestão; e que o processo de análise crítica pela direção demonstrou capacidade de assegurar a contínua adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão. Não foram encontrados desvios e não conformidades.

Auditoria

A auditoria da EMERJ foi realizada na última semana do mês de setembro. O procedimento, conduzido no segundo semestre da gestão do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, visou atestar a primazia dos processos da EMERJ para a certificação da norma NBR ISO 9001. O objetivo foi avaliar todos os processos realizados na Escola, que garantem o alinhamento com as metas, missão, valores e visão da EMERJ, promovendo a integridade, eficácia e adequação dos controles internos, simplificando tarefas e eliminando equívocos, aprimorando assim a governança.

Em todo o Brasil, a EMERJ é a única escola da magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004.

ISO 9001

A certificação atesta a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.

Política da qualidade da EMERJ

Buscar garantir a qualidade dos seus serviços educacionais pela efetividade e controle dos processos acadêmicos e administrativos por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade para satisfação das partes interessadas, melhor atendimento aos usuários dos serviços e cumprimento dos requisitos aplicáveis.

Missão da EMERJ

Formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade.

Visão de futuro da EMERJ

Ser reconhecida como escola de magistratura pela sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, com atuação transformadora na sociedade.

Valores da EMERJ

Abertura à sociedade; acesso à justiça; aprendizagem para transformação; celeridade; cultura colaborativa; efetividade; ética; imparcialidade; inovação; integridade; modernidade; probidade; responsabilidade social e ambiental; e transparência.

Demais participantes da reunião

Também estiveram presentes: a secretária–geral, Gabriela da Silva Rafael Carneiro, representando o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; a representante da administração superior e assessora de Gestão Estratégica da Escola, Paula Fernanda Mello Lage de Souza; o chefe de gabinete, Francisco Budal; e a diretora do Departamento de Ensino, Bianca Oliveira de Farias; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Patsy Schlesinger; a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar, Elina Bussade dos Santos; o diretor do Departamento de Administração, Marcos Cesar Martins Medeiros; a diretora do Departamento de Comunicação Institucional, Denise Doria Werneck; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Fernanda Santos; e Claudio Heitor Vasconcellos de Ambrosio, diretor do Departamento de Governança e Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

 

Fotos: Maicon Souza

29 de setembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)