Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará curso “Evolução Legislativa e Processual Penal”

Com 30 vagas disponíveis, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abrirá inscrições para o curso de formação continuada “Evolução Legislativa e Processual Penal”, com início previsto para o dia 10 de novembro.

Serão ao todo 20 horas-aulas, com encontros presenciais na sexta-feira (10/11) e segunda-feira (13/11) das 09h às 18h. O período de inscrições irá até o dia 08 de novembro.

O curso, que ocorrerá na EMERJ e via plataforma Moodle, é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Coordenação e tutoria

A coordenação da formação será do desembargador Luciano Silva Barreto, professor de Direito Processual Penal da EMERJ e mestre em Direito pela Universidade Iguaçu.

Objetivo

O curso busca fornecer aos magistrados aptidão para atuar de maneira consentânea com os aspectos relevantes trazidos pela Lei nº. 13.964/2019, bem como sobre tópicos processuais importantes da Lei nº. 12.850/2013, pertinentes aos meios de obtenção de prova. Além disso, atuar de acordo com o reconhecimento disciplinado no Código de Processo Penal, em sintonia com a Resolução nº. 484/2022  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado também estará apto a atuar com a nova modalidade de crimes cibernéticos e as provas digitais, bem como sobre aspectos relevantes de crimes econômicos da competência estadual e a dosimetria da pena. O curso também atualizará o aluno sobre aspectos relevantes do juiz das garantias.

Ementa do curso

Os temas que compõe a ementa do curso são: “Acordo de não persecução penal”; “Lei de organização criminosa (Lei nº. 12.850/2013)”; “Crimes cibernéticos”; “Direito probatório digital”; “Alterações da Lei nº. 14.155/2021”; “Aspectos processuais penais dos crimes econômicos”; “Crimes econômicos”; “Direito probatório: reconhecimento”; “Procedimento disciplinado no Art. 226 do CPP”; “Resolução CNJ nº. 484/2022”; “Dosimetria da pena”; “Juiz das garantias”; e “Análise do julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 6298, 6299, 6300 e 6305”.

Docentes 

Além do desembargador Luciano Silva Barreto, compõem o corpo docente do curso: o desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, corregedor-geral da justiça do TJRJ; o procurador da República José Maria de Castro Panoeiro, membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (GAECOMPF/RJ), pesquisador do Centro de Pesquisas em Crimes Empresariais e Compliance Professor João Marcello de Araújo Júnior da Uerj (CPJM-UERJ), professor de Direito Penal das pós-graduações da EMERJ, da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES), da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMPGO), da Escola e de Administração Judiciária (ESAJ), do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Uerj (CEPED/UERJ), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e da UniDomBosco, instrutor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e doutor em Direito Penal pela Uerj; o procurador de justiça do estado do Rio de Janeiro Antônio José Campos Moreira; o juiz do TJRJ Anderson de Paiva Gabriel, juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), pesquisador visitante na Stanford Law School e na Berkeley Law School, pós-doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Direito Processual pela Uerj; o juiz Renan de Freitas Ongaratto, pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialista em Direito Público e Privado pela EMERJ; o promotor da Justiça Militar da União em São Paulo Renato Brasileiro de Lima, professor de Processo Penal e Legislação Criminal Especial do G7 Jurídico e especialista em Ciências Penais pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais (FESMPMG); o promotor de justiça João Paulo de Carvalho da Costa, professor de Direito Constitucional e Direito Processual Penal, pós-graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e pela EMERJ; o advogado Walter Aranha Capanema, diretor de Inovação e Ensino da Smart3, coordenador-geral da Pós-Graduação em Direito Digital da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ) e dos cursos de Direito Digital da EMERJ e pós-graduado em Direito Público e Privado pela EMERJ; e o advogado Marco Antônio Casal Oliveira, residente jurídico na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), professor-monitor de Direito Processual Penal e do curso preparatório para ingresso na EMERJ (PREMERJ), pós-graduado em Criminologia, Direito e Processo Penal pela UCAM e em Direito Público e Privado pela EMERJ.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de frequência nos encontros presenciais e 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://site.emerj.jus.br/cursos/5

 

04 de outubro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)