Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ dá início ao 2° curso de formação em PJe

Nesta sexta-feira (6), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola de Administração Judiciária (Esaj) e a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), realizaram a aula inicial do 2º curso de formação continuada sobre o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em varas cíveis, criminais e de família.

A iniciativa também conta com a participação efetiva do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq).

Cerca de 25 juízes participaram da aula desta sexta-feira, que foi aberta pelo juiz Rodrigo Moreira Alves, diretor-adjunto da AMAERJ. Durante o curso, serão tratados assuntos como as noções gerais do PJe e os recursos do sistema em apoio às atividades de gestão judicial.

“Este curso aborda o funcionamento e a estrutura do sistema PJe em quatro módulos distintos. Nos módulos iniciais, oferecemos uma visão geral do sistema e concentramos nossa atenção em cada uma das ferramentas do PJe, com foco específico nas competências cíveis, criminais e familiares. Nos módulos finais, exploramos a gestão do sistema e a análise de dados estatísticos, que são recursos valiosos para aprimorar o trabalho”, pontuou o juiz Rodrigo Moreira Alves.

A instrutora da Esaj, Elizabeth Pena, destacou: "Uma das grandes vantagens do PJe é a sua capacidade de unificação, pois ele é utilizado em diversos Tribunais, incluindo o Tribunal do Trabalho, o Tribunal Federal e em diversos setores do Poder Judiciário. Isso significa que, em alguns anos, estaremos completamente integrados. Além disso, o PJe é um sistema web, o que significa que pode ser acessado de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. Portanto, a facilidade de acesso ao sistema também é uma grande vantagem."

Durante a palestra de abertura, a diretora do departamento de aperfeiçoamento de magistrados, Patsy Schlesinger, relatou: “Esse curso é único e exclusivamente prático, por conta disso optamos por realizar as aulas dentro da biblioteca e em computadores. O curso é ministrado por servidores do TJRJ e é a primeira vez que servidores ministram aula para magistrados. Esse curso certamente ficará para a história”.

A presidente da Comaq, desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves; o presidente do Conselho Consultivo da Esaj, desembargador Sérgio Seabra Varella; e a juíza Marcia Succi, são os responsáveis pela coordenação do 1º curso de formação continuada sobre o funcionamento do PJe.

Para realizar as inscrições para as turmas 2 e 3 do 2º curso de formação continuada sobre o funcionamento do PJe, clique aqui.

 

Fotos: Jenifer Santos

6 de outubro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)