Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Cristo Redentor é iluminado de azul em homenagem aos 35 anos da EMERJ

Em celebração aos seus 35 anos de história, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) foi homenageada nesta segunda-feira (16) pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Na cerimônia, o Cristo Redentor foi iluminado na cor azul, em tributo à EMERJ e aos professores, também reverenciados em comemoração do Dia do Mestre.

O padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ressaltou: “É um momento histórico. Estamos em uma semana muito especial e o tema da educação de qualidade sempre norteia as nossas atividades aqui no Santuário. Nosso compromisso com a Agenda 2030, com os objetivos para o desenvolvimento sustentável, nos integram muito bem tanto da perspectiva da ODS sobre paz, justiça e instituições eficazes, como também da educação de qualidade. Tudo isso em vista do bem comum, princípio norteador de todas as nossas atividades”.

“Agradecemos à Deus pelo trabalho, pelo ensino, pela competência e pelo conhecimento adquirido e por sua renovação. O Direito é vivo e precisa, de forma contínua, que nossa capacidade de interpretação, nossa hermenêutica, esteja profundamente atualizada e customizada as novas realidades. O ambiente acadêmico conduzido pelos senhores tem essa característica, por isso é um grande destaque e está há mais de 30 anos colaborando com a formação dos nossos magistrados”, concluiu o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, destacou: “Imagino que o desembargador Cláudio Vianna, que idealizou a nossa Escola há 35 anos e não está mais conosco nesse plano, nem nos seus sonhos mais otimistas poderia imaginar que, no 35º aniversário da EMERJ, estaríamos aos pés do Cristo, comemorando esse trabalho que tem sido feito com muita dedicação. Uma escola judicial, que prepara o jovem que quer ser juiz, depois trabalha com esse jovem com matérias humanistas, porque conhecimento técnico-jurídico ele já tem, mas ele precisa conhecer mais sobre a caridade, as vulnerabilidades, a questão de gênero, do respeito e a inclusão. Temos também a preocupação de dialogar com a sociedade através dos Fóruns que fazemos. São 44 Fóruns, das mais variadas matérias”.

 

IMG_1859.JPG

 

“Não sei se todos sabem, mas o padre Omar tem mais de 100 projetos sociais no Rio de Janeiro, mais de 200 comunidades do estado por ele atendidas. A EMERJ está, por meio do convênio que instituímos, tentando de alguma forma colaborar. Agora, estamos com um projeto de arrecadar brinquedos para o Natal”, prosseguiu o diretor-geral da EMERJ.

O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo finalizou: “Estou muito emocionado. Hoje foi difícil de trabalhar com a ansiedade que havia na EMERJ. Agradeço ao Santuário e aos nossos professores, sem os quais, nenhum de nós estaria aqui. Essa homenagem é a EMERJ, mas também a todos os professores do nosso país”.

Ao fim do discurso, o diretor-geral da EMERJ entregou uma placa da Escola ao padre Omar Raposo, em homenagem ao trabalho realizado pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor: “Ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, por ocasião deste mês de outubro, comemorativo dos 92 anos do Cristo Redentor, em reconhecimento a excelência do trabalho desenvolvido na ajuda aos necessitados, na disseminação da cultura do diálogo ecumênico inter-religioso, propagando os mais relevantes valores humanitários universais na cidade do Rio de Janeiro. Com o agradecimento do Conselho Consultivo da EMERJ, dos professores, alunos e funcionários desta Escola”.

 

IMG_1919.JPG

Encerrada a cerimônia, a secretária-geral da EMERJ Gabriela Rafael da Silva Carneiro emocionou todos os presentes tocando e cantando a canção “Aparecida”, fruto de uma parceria com o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

 

Demais participantes

As membras do Conselho Consultivo desembargadoras Adriana Ramos de Mello e Patrícia Ribeiro Serra Vieira e a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo; a desembargadora Kátya Maria Monnerat; a secretária-geral Gabriela da Silva Rafael Carneiro; o chefe de gabinete Francisco Budal; a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar Elina Bussade dos Santos; a diretora do Departamento de Ensino Bianca Oliveira de Farias; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados Patsy Schelsinger; o diretor do Departamento de Administração Marcos Cesar Martins Medeiros; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação Fernanda Santos; a diretora do Departamento de Comunicação Institucional Denise Doria Werneck; a diretora da Biblioteca do TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, Elaine Costa Soares Silva; a assessora de Gestão Estratégica Paula Fernanda Mello Lage de Souza; a diretora do Departamento de Pós-Graduação em Direito Ana Cristina Willemann; e a assessora técnico-jurídica da secretaria-geral Helga Pitthan, também estiveram presentes na cerimônia representando a EMERJ, além do diretor-geral.

EMERJ 35 anos

Criada há 35 anos, a EMERJ tem a missão de formar, aperfeiçoar magistrados e disseminar o conhecimento jurídico, promovendo a indispensável atualização aos operadores do Direito. Seja no Curso de Especialização em Direito Público e Privado ou nos Cursos de Especialização em diversas áreas do Direito, todos em nível de pós-graduação lato sensu, credenciados pelo Conselho Estadual de Educação, a Escola busca oferecer a seus alunos o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento jurídico atualizado, alicerçado em sólidos valores éticos. Tradição na educação e instalações modernas e confortáveis fazem da EMERJ uma escola que é referência no ensino jurídico no Brasil.

História da EMERJ

A EMERJ, pioneira entre as Escolas da Magistratura, é uma instituição de ensino destinada à formação e aperfeiçoamento de magistrados e à disseminação do conhecimento jurídico. A EMERJ foi criada pela Lei Estadual nº. 1395/1988, promulgada em 8 de dezembro de 1988, ano que marcou a história do país devido à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Assim, surgia uma nova Carta Magna e uma Escola que prepararia magistrados para um novo tempo.

A EMERJ iniciou suas atividades com o Curso de Especialização em Direito Público e Privado, com natureza de pós-graduação lato sensu, voltado para bacharéis em Direito aprovados e classificados em prova de seleção. Pelas salas de aula, passaram alunos que atualmente são magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, procuradores, ministros e advogados renomados.

No decorrer dos anos, a EMERJ ampliou sua atuação, tornando-se uma escola múltipla que cuida da formação continuada de todos os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Os cursos preparam os magistrados para a prática jurídica, sempre de acordo com as normas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Os juízes também podem se aperfeiçoar em diferentes cursos, não somente nos relativos ao Direito, mas também às áreas de Ciências Político-Sociais, História, Filosofia e de todas as disciplinas que compõem o vasto e complexo universo do conhecimento necessário a uma nova e contemporânea magistratura.

A instituição tem uma das três maiores bibliotecas jurídicas do Brasil. A Biblioteca José Carlos Barbosa Moreira TJERJ/EMERJ, presta aos alunos e ao público em geral serviços de apoio bibliográfico e, para isso, possui um espaço moderno, acolhedor e preparado para que os usuários possam desfrutar de muito conhecimento e cultura.

A EMERJ realiza cursos de extensão com o objetivo de promover aperfeiçoamento profissional, além de possuir Fóruns Permanentes em diversas áreas do Direito, que democratizam o conhecimento por meio de seminários gratuitos abertos ao público, sobre temas das diversas áreas do saber jurídico e humanístico.

 

Fotos: Maicon Souza

16 de outubro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)