Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá palestras sobre “Psicanálise e autoconhecimento para a ética no Poder Judiciário”

No dia 22 de novembro, às 10h, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá o encontro “Psicanálise e autoconhecimento para a ética no Poder Judiciário: o reconhecimento do outro e suas vulnerabilidades”. A reunião será realizada pelo Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência, pelo Fórum Permanente de Diálogos da Lei com o Inconsciente e pelo Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça.

O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A presidente do Fórum Permanente de Diálogos da Lei com o Inconsciente, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), a presidente do Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça, juíza Renata de Lima Machado, mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), e a vice-presidente do Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência, juíza Keyla Blank de Cnop, conduzirão a abertura do encontro.

Palestrantes

Realizarão as palestras da reunião: o promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) Rodrigo Octavio de Arvellos Espínola, mestre em Psicanálise e Saúde pela UVA; o psicólogo Fernando Ribeiro Tenório, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a médica psiquiatra Gilse Siqueira Prates, especialista em Neuropsiquiatria Geriátrica pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ; a psicóloga Luanna Debs, integrante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (CRP09) e especialista em Relacionamentos Abusivos; e a advogada Joyceane Bezerra de Menezes, professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade de Fortaleza (PPGD/Unifor) e pós-doutora pela Universidade Mediterrânea Regio Callabria e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Debatedores

A vice-presidente do Fórum de Saúde Pública e Acesso à Justiça, juíza Katylene Collyer Pires de Figueiredo, mestra em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, e a membra do Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência Deborah Maria Prates Barbosa, presidente da Comissão da Diversidade do Instituto dos Advogados do Brasileiros (IAB), escritora e graduada em Psicanálise pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Psicanálise (ABEPP), serão as debatedoras do evento.

O tema

“A psicanálise é um método que não tem por finalidade exclusiva trabalhar com o autoconhecimento, mas é uma teoria que é favorável para esse processo. Freud já dizia que é preciso que o indivíduo olhe para as suas profundezas e aprenda, primeiro, a se conhecer.

O autoconhecimento é um processo que vai permitir que o sujeito se conheça melhor e tenha acesso aos conteúdos mais densos da sua psique. A investigação do jeito de ser de cada pessoa começa pela análise pessoal, que permitirá que o indivíduo olhe para o seu íntimo, pela perspectiva de um profissional competente.

Conhecer a si mesmo vai possibilitar que o indivíduo entenda os seus sentimentos e suas emoções, e a psicanálise é um método que vai contribuir significativamente para esse conhecimento, que é fundamental. Quando nós conhecemos quem realmente somos com mais propriedade, conseguimos construir laços afetivos mais saudáveis que contribuirão para que a vida seja vivida de uma maneira mais agradável”.

Fonte: Instituto Brasileiro de Psicanálise (Ibrapsi)

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8427

 

14 de novembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)