Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso “Inteligência Artificial. Homo Digitalis: desafios para a composição de conflitos no ciberespaço”

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu as inscrições para nova turma do curso de formação continuada “Inteligência Artificial. Homo Digitalis: desafios para a composição de conflitos no ciberespaço”. A formação é destinada aos magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e será realizada de forma presencial.

Com 50 vagas disponíveis, o curso terá ao todo 20 horas-aulas e acontecerá entre 26 e 29 de abril, com encontros presenciais realizados das 9h às 18h. As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril.

Coordenação

A coordenação do curso será do desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ e mestre em Ciência Penais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Objetivo

O objetivo da formação é propiciar que os magistrados possam compreender o funcionamento e o uso abusivo das novas tecnologias, em especial, da inteligência artificial e sua forma generativa. Aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet em relações intersubjetivas que utilizam inovações tecnológicas. Identificar fraudes e uso abusivo de ferramentas tecnológicas. Validar a necessidade de regulação do cyberespaço.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Inteligência artificial: conceito, espécies, estrutura tecnológica, expectativas”; “Dignidade da pessoa humana, garantias constitucionais em conflito com o uso da inteligência artificial”; “Responsabilidade civil e criminal”; “Funcionalidades e disfuncionalidades das ferramentas tecnológicas”; “Uso abusivo e/ou fraudulento da tecnologia”; “Ativos digitais”; “Regulação do cyberespaço”; “Lei Geral de Proteção de Dados e marco civil da internet”.

Docentes 

Além do coordenador do curso, desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, o advogado, Walter Aranha Capanema, coordenador-geral da Pós-Graduação em Direito Digital da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ) e dos Cursos de Direito Digital da EMERJ, também fará parte do corpo docente do curso.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

23 de janeiro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)