Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Curso de Extensão “Direito dos Contratos” está com inscrições abertas

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro abriu inscrições para o novo Curso de Extensão “Direito dos Contratos: categorias jurídicas clássicas e contemporaneidades”. A formação, que terá início no dia 09 de abril de 2024, é destinada aos profissionais do Direito, advogados, serventuários da Justiça e estudantes.

Serão 50 horas-aulas de carga horária, com encontros sempre síncronos via plataforma Zoom, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. O período de inscrições estará aberto até o dia 07 de abril de 2024 ou preenchimento total das vagas disponibilizadas.

Coordenação

A coordenação do curso será da do diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).

Objetivo

Atualização e aprimoramento dos profissionais do Direito e outras áreas.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Superendividamento: teoria e prática - Lei nº. 14181/21”; “A boa fé objetiva na jurisprudência do STJ”; “Contratos conscientes”; “Arras: teoria e prática”; “A LGPD e o Direito Contratual”; “Cláusula resolutiva tácita e expressa”; “Contratos conexos”; “Revisão dos contratos e dever de renegociação”; “Negócios Jurídicos Processuais e Negócios Jurídicos de Certificação”; “Aplicações práticas da função social do Contrato”; “Contratos de Entretenimento”; “Institutos dos contratos de consumo e o código civil”; “O trust e os negócios fiduciários”; “Questões atuais na locação imobiliária urbana: shopping center, plataforma digital e built to suit”; “Garantias locatícias”; “Doação: promessa e invalidades”; “Compromisso de compra e venda de bem imóvel”; “O seguro na jurisprudência do STJ”; “Os Contratos no Mundo Digital”; “Tutela do consumidor: avanços e retrocessos”; “Contratos no direito de família”; “Contratos no planejamento sucessório”; “Responsabilidade civil contratual”; “Cláusula compromissória e compromisso arbitral”; e “Os Contratos na Revisão do Código Civil”.

Corpo docente

Além do coordenador do curso desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ, compõem o corpo docente da formação: os desembargadores Carlos Santos de Oliveira, Cláudio Luis Braga Dell'Orto, vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ, Renato Sertã e Werson Rêgo; e os professores Ana Luiza Nevares; Anderson Schreiber; André Arnt Ramos; Angélica Carlini; Carlos Elias; Carlos Nelson Konder; Cláudia Lima Marques; Eroulths Cortiano Júnior; Fábio Azevedo; Fernanda Guerra; Fernanda Paes Leme; Flávio Tartuce; Fredie Didier; Laura Porto; Luiz Paulo Vieira de Carvalho; Marcos Catalan; Mariana Molisani; Melhim Namem Chalhub; Pablo Stolze; e Rodrigo Toscano de Brito.

 

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de frequência nas aulas. Por se tratar de curso de curta duração, não haverá abono de faltas, sob qualquer hipótese.

Inscrição

https://emerj.tjrj.jus.br/curso/9/207

 

16 de fevereiro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)