Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará ciclo de palestras sobre “Arte Sacra e Direito”

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá no dia 29 de abril, às 10h, a 63ª reunião do Fórum Permanente de História do Direito, com o encontro “Arte Sacra e Direito”.

O evento, realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM), acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Carlos Gustavo Direito, coordenador do NUPEDICOM e doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizará a abertura da reunião.

Palestrantes

Farão as palestras do encontro: Dom Mauro Maia Fragoso, monge e diretor de patrimônio do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro e doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); padre Robson Cristo de Oliveira, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e capelão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos; professora Lydia de Carvalho Coelho, professora do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ e mestra em Arqueologia pela UFRJ; e Sílvia Barbosa Guimarães Borges, professora do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ e doutora em História e Crítica da Arte pela UFRJ.

Debatedora

A desembargadora Renata França será a debatedora do evento.

O tema

“O direito na arte manifesta-se em obras artísticas cujo tema permite uma associação com o direito. Os temas artísticos que permitem tal associação podem ser reunidos em três grupos: a) representação simbólica da justiça, b) representação de atos ou personagens relacionados com a aplicação do direito e c) representação de situações da vida humana que inspiram uma reflexão sobre direitos subjetivos. O direito pode ser associado com o tema, principal ou periférico, de obras inseridas nas mais diversas formas de manifestação artística, tais como a literatura, o teatro, a música, as artes visuais e as artes audiovisuais. A diversidade das obras de arte com temática relacionada com o direito, bem como sua disseminação no tempo e no espaço, comprova a importância que o direito apresenta na vida do indivíduo e da sociedade.”.

Fonte: Artigo “O Direito na Arte: a temática jurídica em obras artísticas”  

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8458

 

07 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)