Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso “Protocolo de Prevenção à Violência Escolar”

Com 50 vagas disponíveis, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o curso de formação continuada “Protocolo de Prevenção à Violência Escolar”, com início previsto para o dia 24 de maio.

Serão ao todo 20 horas-aulas, com encontros presenciais nos dias 24 e 27 de maio, das 9h às 18h. O período de inscrições irá até o dia 22 de maio.

O curso, que ocorrerá na EMERJ e via plataforma Moodle, é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Coordenação

A coordenação da formação será da juíza Titular da Vara da Infância e da Juventude da Capital, Vanessa de Oliveira Cavalieri.

Objetivo

O curso busca fornecer aos magistrados capacidade de compreender as causas da violência extrema nas escolas, replicar o protocolo nas escolas das suas comarcas, aplicar estratégias junto às escolas para mudar o clima escolar, promover a paz e a inclusão de alunos atípicos, articular com a rede de saúde mental um fluxo de atendimento rápido e eficaz, disseminar práticas restaurativas nas escolas, cumprir as determinações da lei 14.811/24) e promover um atendimento integral e holístico ao adolescente em conflito com a lei que tenha se envolvido em ataques a escolas.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Protocolo de Prevenção à Violência Escolar”; “Panorama geral das causas do aumento da violência na escola”; “O protocolo Eu Te Vejo, desenvolvido no âmbito da Vara da Infância e Juventude e do CEJUSC de Justiça Restaurativa”; “A disfuncionalidade dos modelos familiares e o resgate da parentalidade funcional”; “O manejo do conflito escolar, por meio de práticas restaurativas e da mediação escolar”; “A nova lei do bullying e suas implicações para o Poder Público e as entidades educacionais”; “Transtornos psiquiátricos que atingem crianças e adolescentes e o desafio da inclusão de alunos neurodivergentes”; “O fluxo de atendimento socioeducativo e protetivo dos adolescentes envolvidos em ataques a escolas”.

Docentes 

Além da juíza Vanessa de Oliveira Cavalieri, compõem o corpo docente do curso os juízes Rodrigo Rocha de Jesus e Raquel Santos Pereira Chrispino, os servidores públicos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Cristiane de castro Melo e Renata Fernandes de Araujo, e a psicóloga Priscila Tenenbaum Tyszler.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de frequência nos encontros presenciais e 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

19 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)